A criação da Secretaria de Vigilância em Saúde – SVS, em junho de 2003, veio reforçar uma área extremamente estratégica do Ministério, por meio do fortalecimento e ampliação das ações de Vigilância Epidemiológica.
Com sua criação, as atividades antes desempenhadas pelo extinto Centro Nacional de Epidemiologia, da Fundação Nacional de Saúde, passaram a ser executadas pela SVS. Em janeiro de 2023, a Secretaria de Vigilância em Saúde, por meio do Decreto nº 11.358/2023, passou a ser denominada Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - SVSA.
Entre suas ações estão incluídos os programas nacionais de combate à dengue, à malária e outras doenças transmitidas por vetores; o Programa Nacional de Imunização, a prevenção e controle de doenças imunopreveníveis, como o sarampo, o controle de zoonoses; e a vigilância de doenças emergentes.
A inclusão do termo ambiente diz respeito à concepção de uma só saúde que conecta a saúde humana, animal e ambiental.
Arboviroses
Notícias
SAIBA MAIS SOBRE VIGILÂNCIA EM SAÚDE E AMBIENTE
VACINAÇÃO
Gestantes já podem se vacinar contra a bronquiolite
Aplicada a partir da 28ª semana de gestação, a imunização tem o objetivo reduzir hospitalizações em bebês e crianças menores de dois anos
VACINAÇÃO
Como funciona a vacina contra a bronquiolite?
Ministério da Saúde iniciou a vacinação de gestantes a partir da 28ª semana. O imunizante ajuda prevenir casos de vírus respiratórios em recém-nascidos
