Notícias
AQUICULTURA
MPA inaugura laboratórios de tecnologia do pescado e de aquaponia no Instituto Federal de Sergipe
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) inaugurou, nesta quarta-feira (9/10), os Laboratórios de Tecnologia do Pescado e de Aquaponia do Centro de Aquicultura (CEAQUA) do Instituto Federal de Sergipe (IFS), no campus de São Cristóvão. A entrega marca um avanço na estrutura de ensino técnico e nas práticas de inovação voltadas à aquicultura no estado.
O ministro André de Paula participou da inauguração durante viagem oficial a Sergipe, que também incluiu o lançamento do Boletim da Estatística Pesqueira e Aquícola.O investimento de R$ 500 mil destinado ao IFS integra o Programa de Estruturação e Modernização dos Setores de Ensino, Pesquisa e Extensão em Aquicultura das Instituições do Sistema Federal de Ensino, executado pelo MPA por meio da Secretaria Nacional de Aquicultura.
Ao visitar o novo espaço, o ministro destacou a relevância do trabalho desenvolvido pelo Instituto Federal de Sergipe.“Que bom ouvir do professor que toca esse projeto que esse é um projeto que tá servindo não apenas à comunidade acadêmica do IFS, mas também a outras escolas, outras entidades que vêm aqui para conhecer e interagir com o projeto. Eu acredito muito no poder da educação, da pesquisa e do trabalho que é realizado aqui no IFS”, disse André de Paula.
|
Com o apoio do MPA, o CEAQUA passou por modernização e ampliação, somando 350 m² distribuídos em dois pavimentos. O primeiro andar abriga o Laboratório de Tecnologia do Pescado, destinado às atividades de beneficiamento da matéria-prima proveniente do cultivo de organismos aquáticos. No segundo pavimento, as salas de aula foram reformadas e adaptadas para oferecer melhores condições de aprendizado aos estudantes.
Também foi inaugurada a Unidade Demonstrativa de Aquaponia, que integra a produção de peixes e hortaliças em um mesmo sistema de recirculação de água — tecnologia que une sustentabilidade, eficiência no uso dos recursos hídricos e inovação produtiva.
A professora Isabela Bacalhau de Oliveira, gerente de Apoio e Inclusão do IFS/Campus São Cristóvão, ressaltou o impacto das melhorias na formação técnica. “O CEAQUA não é apenas um espaço físico. É um legado, é reconhecimento, é possibilitar inovação. Com essa estrutura funcionando mediante apoio do MPA, esperamos aumentar a entrada de alunos no curso e fornecer mão de obra qualificada para o setor aquícola sergipano”, afirmou.
As novas instalações fortalecem a capacidade de ensino, pesquisa e extensão do Instituto Federal de Sergipe, reafirmando o compromisso do MPA com a formação profissional, a inovação tecnológica e o desenvolvimento sustentável da aquicultura brasileira.


