Programa de Transferência de Renda (PTR)

Publicado em 06/03/2025 15:31Modificado em 22/04/2026 16:52
Compartilhe:

O acordo judicial para reparação integral e definitiva relativa ao rompimento da Barragem de Fundão, em seu anexo 4, prevê a criação do Programa de Transferência de Renda (PTR), dividido em PTR Rural, para agricultores(as) familiares, onde se incluem aquicultores(as), e PTR Pesca, voltado para pescadores(as) artesanais.

O programa busca atender indivíduos que tiveram suas atividades impedidas devido ao desastre, destinando auxílio mensal por até quatro anos, no valor inicial de 1,5 salário-mínimo, nos três primeiros anos e 1 salário nos últimos 12 meses.

A gestão do PTR Pesca cabe ao Ministério da Pesca e Aquicultura e está sendo articulada juntamente ao Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, responsável pelo PTR Rural.

Conforme a Cláusula 5 do anexo 4 do Acordo, o PTR será operacionalizado e encerrado em até 6 anos da homologação do acordo.

Detalhes podem ser consultados no anexo 4 do acordo, disponível aqui.

1) O que é o Novo Acordo do Rio Doce?

2) Quais os principais pilares do novo acordo?

  • Indenização de cerca de 300 mil pessoas atingidas;
  • Execução de mais de 40 programas socioeconômicos e ambientais;
  • Pagamento direto de recursos aos entes federativos;
  • Recuperação ambiental da Bacia do Rio Doce;
  • Reconstrução de infraestrutura urbana e rural;
  • Implementação de programas específicos para comunidades tradicionais;
  • Criação de fundos regionais e temáticos;
  • Fortalecimento de políticas públicas e inclusão produtiva.

3) O que é o Programa de Transferência de Renda (PTR)

PTR Pesca: para pescadores profissionais artesanais, sob gestão do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA);

PTR Rural: para agricultores familiares, aquicultores familiares e assentados, sob gestão do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Para mais informações a respeito do PTR Rural consulte aqui

.

4) Quem tem direito ao PTR Pesca?

  • Pescadores com Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) ativo até 30 de setembro de 2024; ou
  • Pescadores com protocolo de solicitação de registro inicial realizado até 30 de setembro de 2024; e
  • Residência comprovada em um dos 48 municípios atingidos listados no Acordo, e em conformidade com o RGP.

5) Se eu tirar o RGP agora terei acesso ao PTR Pesca?

6) Qual é o valor da parcela do PTR Novo Acordo do Rio Doce?

  • 1,5 salário-mínimo por mês, durante os primeiros 36 meses;
  • 1 salário-mínimo por mês, nos últimos 12 meses.

Os PTRs não são cumulativos (Pesca + Rural), mas uma família pode ter mais de um recebedor do PTR, seja pesca, seja rural.

7) Posso acumular o benefício com o Bolsa Família?

8) Quando e como será realizado o pagamento?

Forma de pagamento:

  • Em conta poupança digital CAIXA;
  • Caso não possua a conta digital, a CAIXA abrirá automaticamente uma em nome do atingido;
  • Os valores serão depositados mensalmente nessa conta;
  • O beneficiário poderá movimentar o valor pelo aplicativo CAIXA Tem, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos;
  • Estará disponível aos atingidos o cartão físico com identidade visual do Novo Acordo Rio Doce, que poderá ser retirado nas agências da CAIXA dos municípios listados no Acordo.

9) Como consultar as parcelas e situação do pagamento?

  • Consultar se há pagamento previsto;
  • Verificar o valor da parcela e a data do pagamento;
  • Acompanhar o histórico de pagamentos

Importante: os canais da CAIXA não informam sobre inclusão ou exclusão do público-alvo. Essa informação deve ser consultada com os Ministérios responsáveis.

10) Dúvidas sobre o direito de receber o PTR?

11) Onde posso acompanhar informações oficiais?

Redes sociais institucionais da CAIXA, do MPA e do MDA

12) O que fazer se meu nome não apareceu na lista de pagamento?

  • Não se enquadra nos critérios estabelecidos pelo Novo Acordo Rio Doce.
  • Seu RGP de pescador profissional artesanal pode estar com informações incompletas ou incorretas.
  • •Você está contemplado nas medidas previstas no Anexo 3 do Acordo para Povos e Comunidades Tradicionais.

13) Se eu atualizar meu município na receita federal para um dos municípios do Novo Acordo, irei receber o PTR Pesca?

14) Sou filha/o ou viúva/o de pescador/a, posso receber o PTR Pesca?

15)Existe algum prazo para solicitar o PTR Pesca?

16) Pescador amador tem direito ao PTR?

17. Quem está com o nome sujo pode receber?

18) Estou contemplado pelo Anexo 3 do Acordo (Povos Indígenas, Comunidades Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais). Posso receber PTR-Pesca?

19. Se eu tirar o RGP agora terei acesso ao PTR?

Compartilhe: