Notícias
DADOS E ESTATÍSTICA
Ministério da Pesca e Aquicultura lança Boletim e Painel da Estatística Pesqueira e Aquícola
Nesta quinta-feira (09), o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) anunciou, em Sergipe, a Retomada da Estatística Pesqueira no Brasil, com o lançamento do Boletim da Estatística Pesqueira e Aquícola 2023-2024, e do painel digital que apresenta os dados do Boletim de maneira sistematizada.
O estado de Sergipe é o 4º maior produtor de camarão do Brasil e conta com investimentos e projetos do MPA como a parceria com a Embrapa, “Fortalecimento de Sistemas Agroalimentares”, a parceria com a Fundação Universidade Federal de Sergipe, “Implantação do AQUA”, e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), “Modernizar e estruturar o Centro de Aquicultura (CEAQUA)” e principalmente a parceira com a Universidade Federal de Sergipe responsável pela Reconstrução da Estatística Pesqueira Marinha no Brasil.
Na ocasião, o ministro André de Paula também participou da inauguração do CEAQUA - Laboratório de Aquicultura do IFS em Povoado, São Cristóvão.
O evento da Retomada da Estatística Pesqueira reuniu os setores pesqueiro, aquícola e acadêmico do estado.
“Hoje, iniciamos uma nova fase para o setor pesqueiro do Brasil. A retomada da estatística pesqueira é uma entrega estratégica para o MPA e para o país. Com ela, reconstruímos as bases do conhecimento, que vão sustentar a construção de nossas políticas e oferecer mais segurança à gestão, pesquisa e ao setor, reconhecendo a real importância da pesca e da aquicultura para o desenvolvimento nacional", disse o ministro André de Paula.
A retomada dos dados é um marco histórico para o fortalecimento da gestão e do desenvolvimento sustentável da pesca e aquicultura no país.
Boletim da Pesca e Aquicultura do Brasil 2023-2024 e Painel Unificado da Estatística Pesqueira
O Boletim e o Painel lançados no evento, apresentam dados inéditos sobre a produção pesqueira e aquícola brasileira.
O Boletim consolida os principais dados do setor em formato acessível e de fácil consulta. Sendo publicado periodicamente, o documento servirá como referência oficial para órgãos governamentais, pesquisadores, produtores, pescadores e sociedade civil, permitindo acompanhar a evolução da produção, avaliar tendências e orientar ações de gestão. Além de fortalecer a transparência, o boletim garante a atualização contínua da base estatística nacional, assegurando informações consistentes para o planejamento do setor pesqueiro e aquícola.
Para a secretária nacional de Registro Monitoramento e Pesquisa do MPA, Carolina Rodrigues, “Este é só o começo da nossa caminhada para a reconstrução da estatística pesqueira do Brasil. Temos muito a avançar, mas cada passo dado nos aproxima de um sistema confiável, que valoriza o trabalho de quem vive da pesca e mostra o verdadeiro potencial do nosso país".
Já o Painel Unificado, reúne dados da estatística pesqueira e aquícola dos anos de 2023-2024, da Reconstrução Histórica da Pesca Marinha de 1950 a 2022, do Comércio Exterior do Pescado e da Avaliação do Estado dos Estoques dos Principais Recursos Pesqueiros Comerciais.
Ele apresenta dados como as cerca de 893 mil toneladas de pescado capturadas em ambientes continentais entre 2023-2024, as mais de 889 mil toneladas capturadas em ambientes marinhos, as 3.118,11 mil toneladas de pescado vindas da aquicultura, as principais espécies e muito mais informações.
A estatística pesqueira e os dados produzidos são essenciais para o planejamento estratégico, formulação de políticas públicas, avaliação do crescimento da atividade e seu avanço.
Também foi apresentado, pela primeira vez, os princípios e diretrizes que orientarão o Plano Nacional do Monitoramento e Estatística Pesqueira.
Clique aqui e acesse o Boletim da Estatística Pesqueira e Aquícola 2023-2024.
Clique aqui e acesse o Painel Unificado da Estatística Pesqueira e Aquícola 2023-2024.