Notícias
FÓRUM PERMANANTE
Ministro Márcio França abre Fórum de Empreendedorismo em Palmas, Tocantins
Foto: Pedro de Souza ASCOM/MEMP
“Todos os indicadores da economia brasileira apontam para que este seja o melhor ano dos últimos 20 anos. Tocantins é a terra das oportunidades e Palmas foi pensada para crescer”, afirmou o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, nesta quarta-feira (3), na abertura da 3ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, no Palácio Araguaia, em Palmas. Iniciativa do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), o evento contou com o governador do Estado, Laurez Moreira, o secretário nacional de Ambiente de Negócios do MEMP, Maurício Juvenal, além de representantes de instituições, lideranças empresariais e autoridades regionais e nacionais.
Márcio França frisou que o fórum descentraliza as ações do Ministério, ouvindo as demandas de cada canto do país, com realidades muito diferentes. Ele fez um balanço dos projetos desenvolvidos pelo MEMP, como o Desenrola Pequenos Negócios, ProCred 360, Contrata Mais Brasil e MEI Conta com a Gente. “O pequeno precisa de ajuda, orientação e empréstimos”. O ministro ainda enalteceu a iniciativa do governo federal de isentar do Imposto de Renda os que recebem até R$ 5 mil por mês, ressaltando que a medida vai beneficiar grande parte do segmento, responsável por 99% dos CNPJs brasileiros.
Ele também comentou sobre uma adolescente de 13 anos que já empreende e o abordou em um evento de Ribeirão Preto (SP). “Ela disse para eu levar um protesto para o presidente Lula e contou: na sala de aula as professoras ficam dizendo que a gente deve ser arquiteta, advogada, veterinária. Eu quero ser empreendedora. Ganhei uma caixa de miçangas da minha mãe e já vendo peças para seis lojas na cidade. E nós não temos isso na sala de aula. Precisamos ter a orientação correta.’ Vejam, com 13 anos”, destacou o ministro.
Para o governador Laurez Moreira, o fórum estimula o ambiente de negócios no estado. “Discutir e aprimorar as políticas públicas para esse setor são importantes para o crescimento econômico, a geração de emprego e renda, e de oportunidades para a população”. No Tocantins, 94% das empresas ativas são micro e pequenas, somando mais de 162 mil empreendedores responsáveis por movimentar a economia local, gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento territorial, conforme dados do DREI/SANE.
Já o secretário Maurício Juvenal declarou que os temas em debate visam gerar soluções para o enorme hiato que existe entre os pequenos e os grandes empreendimentos. “Acesso a crédito e a mercados, internacionalização e a simplificação burocrática que a reforma tributária vai trazer são de grande interesse para buscarmos soluções”.
De formato itinerante, o fórum é o principal espaço de diálogo do Governo Federal com setor produtivo e entidades representativas, prosseguindo até quinta-feira (4). Nos dois dias, haverá debates com oito comitês temáticos - de Tecnologia e Inovação; Racionalização Legal e Burocrática; Microempreendedor Individual (MEI), de Investimento e Crédito; Empreendedorismo Feminino e Étnico; Política Nacional de Apoio e Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas; Acesso a Mercados, e Formação e Capacitação Empreendedora. O evento será encerrado com o Fórum dos Fóruns.