Estruturar laboratórios técnicos "artesanato mais competitivo"
Objetivo
Promover o aperfeiçoamento e inovação da produção artesanal, com o desenvolvimento de novas coleções de produtos, preservando as tradições e assegurando maior competitividade.
Unidade Responsável
Secretaria Nacional do Artesanato e do Microempreendedor Individual - SNAMI
Impacto Esperado
Mapeamento de 11 produções artesanais com potencial para realizar troca de experiências com o objetivo de qualificar os artesãos com relação a design, inovação, gestão, comercialização gerando competitividade e maior capacidade de geração de renda.
- Potencial para exportação.
- Selo do Artesanato Brasileiro
- Fortalecimento dos grupos/unidades produtivas
- Preservação da matéria-prima
- Continuidade da prática artesanal
- Conservação da identidade cultural local
Principais Resultados em 2024
Concluído o Laboratório Técnico do Estado do Amazonas, em fase de implantação os laboratórios técnicos da Paraíba e Espírito Santos. A ação estratégica foi planejada a partir da previsão, ainda para 2024, de suplementação orçamentária das dotações consignadas ao MEMP. No entanto, a falta dessa suplementação teve um impacto significativo, comprometendo o cronograma planejado. Essa iniciativa é essencial para o setor e está em consonância com as diretrizes da Portaria 1.007/2018, especialmente no que diz respeito ao artigo 7º, inciso IV. Portanto, propomos a manutenção dessa ação no Planejamento Estratégico para 2025. Essa medida não apenas reforça nosso compromisso com as normas estabelecidas, mas também assegura o contínuo avanço e aprimoramento das nossas atividades, promovendo um impacto positivo em toda a nossa área de atuação.
Valores Aplicados
N/A
Próximos passos
Visita técnica ao México para aperfeiçoamento do modelo de Laboratório Técnico; Edital de Chamamento Público para Entidades e Estados; Celebração de 11 instrumentos (termo de fomento e/ou convênio); Monitoramento dos laboratórios.