Promover abertura de novos mercados, políticas de acesso ao mercado digital e à logística eficiente
Objetivo
Envolve abertura de novos mercados nos níveis estadual, regional, nacional e internacional; ampliação dos canais de comercialização; ampliar exposição digital, centros de artesanato e editais de fomento para ampliar municipalização e regionalização. Promover políticas de acesso ao mercado digital e à logística eficiente.
Unidade Responsável
Secretaria Nacional do Artesanato e do Microempreendedor Individual - SNAMI
Impacto Esperado
Impacto significativo no crescimento do setor, na valorização da cultura local, no desenvolvimento econômico das comunidades produtoras e na promoção do comércio justo e sustentável através da participação em feiras nacionais foi estimado participar de 5 feiras em 2024 e cerca de 2mil artesãos beneficiados diretamente. O acesso a mercados digitais e uma logística eficiente podem transformar a maneira como os produtos artesanais são comercializados, promovendo a expansão do setor, o crescimento econômico das comunidades artesanais e a promoção da cultura local em escala global.
Principais Resultados em 2024
Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino e Comitê de Empreendedorismo Feminino instituídos com a publicação do Decreto 11.994/202; Foram fomentados 7 (sete) canais de comercialização do artesanato pelo Programa do Artesanato Brasileiro, divididos entre feiras regionais e/ou estadual e Nacional.
Valores Aplicados
N/A
Próximos passos
Participação do Programa do Artesanato Brasileiro em novos canais de comercialização e de forma online com a parceria dos Correios e SEBRAE.