Notícias
MEMP inaugura escritório em Santos para atender empreendedores
Empreendedores da Baixada Santista e Vale do Ribeira, em São Paulo, ganharam um espaço para atendimento em Santos, na sede do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e do Vale do Ribeira (Sincomércio), à Avenida Ana Costa, 25, Vila Mathias. Trata-se do escritório de representação do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), o primeiro do país, inaugurado nesta terça-feira (30).
"O escritório servirá como braço de apoio entre o ministério e a região, reforçando a dedicação do Governo Federal para impulsionar o crescimento econômico e social local", comemorou o ministro Márcio França, destacando que a ideia é abrir outros escritórios no Brasil.
Durante a cerimônia, França e o presidente do Sincomércio, Omar Abdul Assaf, assinaram o termo de cooperação técnica que permitirá o atendimento online ou presencial.
"O presidente Lula criou um ministério específico porque, hoje, os empreendedores são os novos geradores de empregos. Ele quer fazer deste terceiro mandato um alavancador deste segmento que cresce cada vez mais. São 15 milhões de MEIs, 5 milhões de micro e pequenos empreendedores e 20 milhões de informais. Precisamos ouvi-los, orientá-los e incentivá-los."
Ele ainda ressaltou que, dos 17 milhões de brasileiros que integram o Bolsa Família, 46% são empreendedores.
A uma plateia lotada de empresários, e representantes de entidades e autoridades, Márcio França falou sobre algumas medidas que vêm sendo propostas, como cartão de identificação para MEIs, autônomos, artesãos e trabalhadores por aplicativo, em parceria com os contadores; empréstimos com juros menores, como ocorre no agro, para atrair para a formalização, e o Desenrola PJ para empresas, além do sistema de rampa para ampliar teto de faturamento dos MEIs, que hoje é de R$ 81 mil/ano. No Congresso, há projeto para elevar esse valor para R$ 144 mil.
Para Omar Assaf, "é um sonho concretizado trazer o ministério para o sindicato para poder ajudar nossa região. Já temos parceria com os governos municipal e estadual e, agora, a aliança se completa com o governo federal." Já o presidente executivo da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Ivo Dall'Acqua Júnior, comemorou a criação deste canal aberto ao diálogo pelo ministério. "Confiamos na sua trajetória. O seu currículo o recomenda, com seu olhar macro, energia e experiência."
A inauguração contou, também, com o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa; deputado estadual Caio França; presidente da Câmara de Santos, Cacá Teixeira; secretários municipais e vereadores da região, entre eles a ex-prefeita de Santos, Telma de Souza; prefeito de Juquiá, Gilberto Tadashi Matsusue; prefeito de Cananeia, Luiz Antônio Cordeiro. E ainda: presidente e vice-presidente do Conselho do Comércio Varejista do Estado de São Paulo, Gisela Lucas de Araújo Lopes e Paulo Pompílio, respectivamente; presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo, Maurício Stainoff; diretor geral da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Carlos Corrêa, entre outros.
Empreendedoras - Um grupo de empreendedoras prestigiou o evento, comemorando a iniciativa. "Nós, artistas, precisamos deste apoio para alavancar nossos negócios", disse a professora e pesquisadora Aline Cassiane Curzi, 46, que tem ateliê de moda sustentável desde 2020. Já para Thais Oglouyan, 31, que há sete anos atua pela Internet na produção de quiches e coffee-breaks, a iniciativa de ter um atendimento do Ministério do Empreendedorismo é muito importante. Ela declarou que fez curso do Sebrae, sendo muito útil para seu desenvolvimento, mas que o suporte federal traz outro alento aos pequenos empreendedores. Thais contou que por enquanto trabalha na informalidade, e graças ao incentivo que vem sentindo, como o do escritório regional, quer se formalizar. "Maravilhoso e muito necessário este apoio para tirar dúvidas e orientar." Segundo o Portal do Empreendedor, a cidade de Santos registra 42.189 MEIs; 20.899 micro e pequenas empresas; 5.050 empresas de pequeno porte e 66 artesãos.