Desenvolver um programa de qualificação do artesanato e realizar ações piloto de capacitação dos artesãos (cooperativismo, associativismo)
Objetivo
Implantação de plano de formação e capacitação do setor artesanal:
- Assistência técnica e de capacitação e qualificação de artesãos, gestores estaduais, parceiros e multiplicadores.
- Também promover programas de qualificação para as cooperativas e potenciais cooperados.
Unidade Responsável
Secretaria Nacional do Artesanato e do Microempreendedor Individual - SNAMI
Impacto Esperado
Facilitar o acesso a cursos de qualificação para gestores, agentes culturais e artesãos. Em torno de 500 gestores e agentes culturais capacitados para elaboração de projetos de promoção do artesanato, permitindo um melhor desempenho das políticas de estímulo e promoção do artesanato, além de 3.000 artesãos e ou entidades representativas capacitadas em aspectos técnicos e gerenciais gerando maior longevidade e capacidade de geração de renda.
Principais Resultados em 2024
Termo de Execução Descentralizado para Universidade Federal de Goiás para qualificação de gestores públicos e artesãos. Temática: Base Conceitual do Artesanato Brasileiro.
Valores Aplicados
N/A
Próximos passos
Mapear necessidades de capacitação dos artesãos e gestores, compartilhar experiências sobre Planos de Capacitação, elaborar termos de referências para promover capacitação com base em eixos, perfis e maturidade e de acordo com o mapeamento realizado, identificar agentes de capacitação e oferecer cursos conforme demandas mapeadas.