Notícias
ENTREGAS 2020
ESTUDO CLÍNICO DO MCTI MOSTRA QUE ANTIVIRAL NITAZOXANIDA REDUZ CARGA VIRAL EM PACIENTES COM SINTOMAS INICIAIS DA COVID-19
Foto: Daniel Marques - ASCOM/MCTI
Uma divulgação prévia do artigo científico do ensaio clínico com a nitazoxanida contra a Covid-19 publicada nesta sexta-feira, 23 de outubro, em um repositório de preprints, mostra entre outros resultados que o medicamento é eficaz em reduzir a carga viral em pacientes tratados na fase inicial da doença.
Para apresentar os dados e detalhar a pesquisa, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) realizou uma coletiva de imprensa com o ministro Marcos Pontes, a professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora do estudo, Patrícia Rocco, e o secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Marcelo Morales.
O ministro do MCTI, Marcos Pontes, ressaltou a forma como o estudo foi construído, “de forma rigorosa, ética, precisa, pragmática e focada em objetivos” com pacientes voluntários em estágio precoce da doença. “A redução da carga viral observada no estudo em associação com dados já publicados anteriormente literatura médica podem indicar uma redução da probabilidade de contágio e de agravamento dos sintomas.”