IDSM - Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Saiba mais sobre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)
Publicado em 29/09/2020 18h17

Missão:

Criado em abril de 1999, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá é um dos centros de excelência do MCTIC, o único com atuação no interior do estado do Amazonas, cuja sede é o município de Tefé, e é singular em sua atuação na interface entre pesquisa, conservação da biodiversidade, desenvolvimento social, fortalecimento de cadeias produtivas, manejo de recursos naturais e gestão de áreas protegidas na Amazônia. O Instituto Mamirauá tem DNA inovador desde sua concepção. Os resultados de suas pesquisas e ações representam marcos históricos de conservação da biodiversidade e uso sustentável e participativo dos recursos naturais no Brasil.

Área de Atuação:

  • Pesquisa voltada à região amazônica nas seguintes áreas:
  • Biodiversidade e recursos naturais;
  • Manejo e gestão de áreas protegidas;
  • Sequestro e fixação de carbono, regeneração natural e restauração de florestas alagadas;
  • Demografia das populações tradicionais.


Contribuição Social:

Nos últimos 15 anos, o Instituto Mamirauá implementou sistemas pioneiros na Amazônia de manejo de recursos naturais, gerando conservação ambiental e renda para as comunidades ribeirinhas, totalizando 17 milhões de reais com o manejo de pirarucu, manejo florestal e turismo de base comunitária. Estima-se que mais de seis mil pessoas tenham sido beneficiadas.

Acesse as Redes do IDSM:

Portal
Facebook
Instagram
YouTube
Aplicativos Playstore