Cooperação Internacional
Em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores e Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MCTI, o DECTI possui uma agenda participativa intensa em Workshops, Seminários, Congressos, Webinares, comissões mistas, diálogos e encontros com diversos países e organismos multilaterais em Transformação Digital com destaque para os temas de Inteligência Artificial, Segurança Cibernética, Comunicações Avançadas, Internet das Coisas.
Dito isto, a participação do DECTI nas agendas de organismos multilaterais se dá por meio de sua atuação no Comitê de Política de Economia Digital da OCDE, incluindo o Working Party on Data Governance and Privacy; no Grupo de Ética em Inteligência Artificial da UNESCO; no Grupo de Economia Digital do G20; no Global Coalition for Digital Safety do Fórum Econômico Mundial; na Comissão de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento das Nações Unidas; no Global Partnership on Artificial Intelligence (GPAI); no âmbito do BRICS, considerando a presidência pro tempore do Brasil em 2025; e no diálogo birregional EU–LAC, entre outros fóruns relevantes.
O objetivo da agenda com organismos multilaterais é estreitar o intercâmbio de informações, avaliações e as melhores práticas de políticas públicas nos temas de economia digital e de tecnologias digitais, demonstradas nos fóruns internacionais, as quais a coordenação participa.
O MCTI participa ainda de diversas cooperações bilaterais, entre elas com a Alemanha, China, Indonésia, Japão, Reino Unido, Vietnã, Nigéria, Estados Unidos, Suécia, Chile e a União Europeia.
Os diálogos, encontros e demais mecanismos de participação com outros países possibilitam maior intercâmbio de informações, estudos e colaboração científica entre centros de excelência, contribuindo para o desenvolvimento científico e para a absorção de novas tecnologias. Nesse sentido, o DECTI busca ampliar continuamente sua cooperação no âmbito internacional, tanto multilateral quanto bilateral.