Notícias
ENTREGAS 2020
CORONA-ÔMICA MCTI: REDE NACIONAL DE GENOMAS, EXOMA E TRANSCRIPTOMA DE COVID-19 PARA IDENTIFICAÇÃO DE FATORES ASSOCIADOS À DISPERSÃO DA EPIDEMIA E SEVERIDADE
O projeto do professor Fernando Rosado Spilki da Universidade Feevale/RS, integrante do Comitê RedeVírus MCTI, estabeleceu uma Rede Nacional de genomas, exoma e transcriptoma de Covid-19 contando com a participação de várias instituições de ensino e pesquisa de notório saber no País, incluindo unidades vinculadas ao MCTI e ao Ministério da Saúde, são elas: Universidade Feevale, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Estadual Paulista-UNESP, Universidade Federal de Minas Gerais. Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Universidade de São Paulo -- Ribeirão Preto, Universidade Federal do Tocantins, ICB - Universidade de São Paulo - USP -SP, Laboratório Nacional de Computação Científica. Centro de Pesquisa Ageu 'Magalhães - FIOCRUZ, FIOCRUZ - RJ, Instituto Adolfo Lutz e Universidade Estadual de Campinas.
A proposta dessa Rede é monitoramento e sequenciamento do genoma do vírus circulante no País, permitindo que medidas possam ser tomadas em tempo hábil. Dessa forma, será possível realizar o acompanhamento da evolução do SARS-CoV2 ao infectar pacientes em diferentes regiões do Brasil. Com essa análise acurada e em tempo real será possível, entre outras coisas, identificar mutações associadas à virulência e até mesmo potenciais alvos terapêuticos.
Valor total do projeto: R$9.997.139,74
Impacto do projeto na região e relevância para o País
Acompanhamento da evolução do SARS-CoV-2 ao infectar pacientes em diferentes regiões do Brasil. Com essa análise acurada e em tempo real será possível identificar mutações associadas à virulência e até mesmo potenciais alvos terapêuticos no combate à Covid-19.