Notícias
IPCC
IPCC abre chamada para autores do relatório metodológico sobre captura de carbono
Crédito: Rawpixel/FreePik
Os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e das Relações Exteriores (MRE) informam que está aberto o prazo para manifestação de interesse de especialistas do Brasil interessados em contribuir com a elaboração do ‘Relatório Metodológico sobre Tecnologias de Remoção de Dióxido de Carbono, Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono’ do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC). A previsão é que o documento seja lançado em 2027.
Os especialistas brasileiros devem enviar o formulário do IPCC preenchido (baixar neste link), acompanhado de CV com no máximo 4 páginas em formato pdf, até o dia 05 de dezembro para o email ipcc.cgcl@mcti.gov.br. Os documentos devem ser preenchidos no idioma inglês.
Somente as candidaturas que observarem as orientações acima serão encaminhadas ao MRE, ponto focal nacional, para serem submetidas ao IPCC por meio de ferramenta online dedicada. As indicações são efetuadas somente por pontos focais nacionais de governos e organizações observadoras credenciadas.
O escopo do relatório, que será produzido no âmbito do Sétimo Ciclo de Avaliação (AR7), foi aprovado durante a 63a Sessão plenária, realizada em outubro, no Peru.
O relatório metodológico será elaborado sob a coordenação da Força-Tarefa sobre Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa do IPCC. O bureau da Força-Tarefa selecionará autores coordenadores principais, autores principais e editores de revisão a partir da lista de indicações. Os autores selecionados recebem comunicado diretamente do órgão científico para mudança do clima da ONU.
A remoção de dióxido de carbono refere-se a atividades antropogênicas que removem CO₂ da atmosfera e o armazenam de forma duradoura em reservatórios geológicos ou em produtos.
De acordo com o coordenador de Mudanças Ambientais Globais do MCTI, Antonio Marcos Mendonça, as tecnologias de captura, armazenamento e uso de CO2 são importantes aliadas para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa. “Essas tecnologias podem ser necessárias para o alcance da neutralidade de emissões nos médio e longo prazos. A participação de especialistas brasileiros é essencial para garantir que as informações produzidas reflitam métodos eficazes e aplicáveis à realidade e aos interesses do Brasil", explica.
Em comunicado do IPCC, o copresidente da Força-Tarefa, Takeshi Enoki, afirmou que, com reduções imediatas, profundas e sustentadas nas emissões de gases de efeito estufa e a implementação substancial da remoção de CO₂, ainda pode ser possível limitar o aquecimento global a 1,5°C até o final deste século. Ele destacou a importância de maior conhecimento sobre tecnologias de remoção de dióxido de carbono pode complementar estratégias de mitigação climática. “Este relatório metodológico será importante para a possível integração dessas tecnologias nos inventários nacionais de GEE e nos planos de ação climática”, afirmou.
O Sétimo Ciclo de Avaliação do IPCC se iniciou formalmente em julho de 2023 e se encerrará em 2029 com o lançamento do Relatório Síntese.
Acesse aqui o documento que aprovou o escopo do relatório sobre captura, remoção e armazenamento de carbono.
Acesse aqui demais informações sobre os ciclos de avaliação do órgão científico sobre mudança do clima da ONU e sumários para formuladores de políticas traduzidos para o português.