Notícias
Operação Terra Proibida combate desmatamento ilegal em mata de araucárias, no PR
Agentes do Ibama durante Operação Terra Proibida, no Centro-Sul do Paraná - Foto: Divulgação/Ibama
Curitiba/PR (00/11/2025) – A Floresta com Araucárias, no Centro-Sul no Paraná, ecossistema alvo de desmatamento ilegal, foi palco de uma operação realizada por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), concluída nessa quinta-feira (6). O objetivo da equipe foi fiscalizar áreas embargadas pelo Instituto em 2022.
Os agentes flagraram crimes ambientais em curso em duas dessas áreas embargadas, no total de 222 hectares. Os locais estavam, desde o embargo, em estágios médio e avançado de regeneração, protegidos pela Lei Federal nº 11.428/2006 (Lei da Mata Atlântica). A equipe identificou e apreendeu uma escavadeira hidráulica, um trator esteira e um trator de pneus, equipamentos que vinham sendo utilizados pelos infratores para impedir a regeneração natural da vegetação, o que caracteriza descumprimento do embargo. Os bens apreendidos, avaliados em mais de R$ 1 milhão, foram deixados sob os cuidados de órgão público que será seu fiel depositário.
Também foram constatadas outras infrações ambientais, como o depósito de madeiras de espécies ameaçadas de extinção (araucária e imbuia), a destinação irregular de embalagens de agrotóxicos, o armazenamento ilegal de combustível e a intervenção em área úmida, classificada como área de preservação permanente (APP), conforme Resolução Conjunta Ibama/Sema/IAP nº 05/2008.
As multas aplicadas aos responsáveis pelos ilícitos ambientais totalizam cerca de R$ 14 milhões. As autuações e os demais procedimentos administrativos adotados pelo Ibama na operação serão encaminhados ao Ministério Público para adoção de medidas criminais.
A operação, nomeada como Terra Proibida, reforça o compromisso do Instituto com o ecossistema de araucárias e com a recuperação dos danos ambientais causados pelo desmatamento ilegal, assegurando a conservação desse patrimônio natural único em área de Mata Atlântica no Sul do Brasil.
Mata de Araucárias
A Floresta Ombrófila Mista (FOM), também chamada de Floresta com Araucárias, é considerada um dos ecossistemas mais ameaçados de extinção do país, em razão da intensa pressão exercida por atividades madeireiras e agropecuárias, além do próprio histórico de colonização no estado do Paraná. Essa formação florestal abriga um verdadeiro fóssil vivo: a espécie Araucaria angustifolia, de nome popular pinheiro-do-paraná, cuja origem remonta há mais de 200 milhões de anos.
Símbolo da Região Sul do Brasil, a araucária é uma espécie primitiva e de lenta regeneração, que ocupa o estrato superior da floresta e pode atingir mais de 40 metros de altura. Com longevidade que varia entre 500 e 700 anos, a espécie se encontra atualmente ameaçada de extinção, conforme lista oficial do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015
