Notícias
Ibama lança a campanha Não tire as penas da vida, no Amazonas
Manaus/AM (10/06//2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) lançou, na capital amazonense, a edição 2025 da campanha Não tire as penas da vida, antecedendo o tradicional Festival Folclórico de Parintins, que ocorrerá de 27 a 29 de junho.

- Lançamento da campanha Não tire as penas da vida reúne equipe do Ibama e parceiros em Manaus para a proteção da fauna silvestre
Criada em 2002, a iniciativa tem como foco a conscientização de produtores e consumidores sobre os impactos da exploração da fauna para fins culturais ou comerciais. O trabalho é conduzido pela Superintendência do Ibama no Amazonas, por meio de ações de Educação Ambiental realizadas ao longo do ano.
Não tire as penas da vida é uma campanha de conscientização voltada à salvaguarda das aves silvestres e ao enfrentamento do tráfico de fauna. A campanha busca informar a sociedade sobre os impactos ambientais e legais da retirada de aves de seu habitat, bem como estimular atitudes de proteção e de denúncia.
As ações ganham força, especialmente, durante o Festival de Parintins, quando há maior uso de elementos ligados à fauna silvestre nas manifestações culturais. O Ibama atua em parceria com prefeituras, secretarias estaduais, universidades, entidades culturais e o governo estadual para promover um turismo mais consciente e práticas sustentáveis.
“A arte é uma expressão da natureza humana e não pode se refletir na morte de espécimes silvestres. Por isso, é crucial para a preservação da fauna que haja esse trabalho de informação que o Ibama realiza todo ano. Essa campanha educativa salva milhares de vidas na floresta”, afirmou o superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo.
De acordo com o superintendente, este ano, a campanha traz novidade: camisetas nas cores da festa, azul e vermelho, reforçando as cores das torcidas do Caprichoso (azul) e do Garantido (vermelho).
Histórico da campanha

- Ibama lança a campanha Não tire as penas da vida em Manaus para combater o uso ilegal de penas de aves silvestres
A campanha nasceu com a missão de salvar os animais por meio da conscientização de quem confeccionava as peças e de quem as comprava.
Desde então, o Ibama, por meio da Educação Ambiental, realiza esse trabalho no Amazonas, não apenas durante os festivais folclóricos, mas em escolas e em visitas a outras instituições.
Objetivos principais da campanha
- Conscientizar sobre a importância das aves para o equilíbrio dos ecossistemas, polinização, dispersão de sementes e controle biológico;
- Alertar para os riscos associados à captura ilegal, tráfico e guarda indevida, práticas que configuram crime ambiental com penas previstas na Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/1998);
- Disponibilizar canais oficiais de denúncia, como Fala.BR ou a Ouvidoria do Ibama (0800 061 8080); e
- Promover ações de proteção, incluindo adoção responsável, apoio aos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e fortalecimento das políticas públicas de preservação.
Acesse e baixe o material gráfico da campanha
- Banner Não tire as penas da vida - Bracelete
- Banner Não tire as penas da vida - Cocar
- Banner Não tire as penas da vida - Colar
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015