Notícias
Nota de esclarecimento: serraria desativada pelo Ibama em RO descumpria bloqueio de atividades de forma recorrente
Brasília (14/08/2026) - Diante da disseminação de desinformação em redes sociais, o Ibama esclarece que a desativação de uma serraria durante operação realizada no distrito de Vista Alegre do Abunã (RO) em 13/08 se tornou inevitável diante da conduta recorrente da empresa de obter créditos fraudados em sistema de controle para dar aparência de legitimidade a madeira de origem ilícita. Desde 2021 o empreendimento estava com as atividades bloqueadas em razão de sucessivas autuações por infrações ambientais.
Ao todo, 12 empresas do ramo madeireiro foram vistoriadas no contexto da operação, mas apenas uma precisou ter suas estruturas desativadas como medida de contenção dos danos ambientais. O advogado da serraria esteve presente durante os procedimentos de desativação das instalações e de maquinários.
No pátio da empresa, estavam armazenadas 613 toras de espécies nobres, sem comprovação da cadeia de custódia ou vinculação a planos de manejo florestal autorizados. Outros 471 metros cúbicos de madeira serrada, já estavam beneficiados e preparados para carregamento e transporte em caminhões.
O material apreendido será doado para construção e manutenção de estruturas públicas.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015