Notícias

Ibama desobriga inscrição no Cadastro Técnico Federal (CTF) para Ato Declaratório Ambiental (ADA)

Publicado em 09/07/2020 10h25 Atualizado em 17/07/2020 15h20

Brasília (DF) – O Ibama informa que proprietários rurais que prestam informações ao sistema do Ato Declaratório Ambiental (ADA) podem acessar o formulário eletrônico para declaração sem que haja necessidade de inscrição no Cadastro Técnico Federal (CTF).

O novo entendimento do Instituto, válido a partir do ciclo de 2020, é de que as atividades de manutenção de áreas de interesse ambiental (dispostas na Instrução Normativa (IN) Ibama nª 05/2009), que permitem o desconto na alíquota do Imposto Territorial Rural (ITR), não são caracterizadas como potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais, logo, não precisam estar inseridas no CTF. A medida não afeta a exigibilidade de cadastro para as demais atividades.

Para o primeiro ADA, o interessado deverá criar seu cadastro para usuário para acesso aos Serviços Ibama em Acesso para cadastro de usuário ao Portal de Serviços Ibama.

Se, ao clicar no link, o usuário for redirecionado para a página inicial do site www.gov.br/ibama/pt-br, ele deve clicar no banner "Conteúdo em migração" para ser redirecionado ao site antigo e tentar novamente.

Depois, com o cadastro, deverá fazer login na seção ''Login Serviços'' do site do Ibama, e em seguida, clicar em ''Relatórios - ADA - Ato Declaratório Ambiental'' na lista disponível na área do usuário. Nos casos em que já houver login e senha válidos para acesso ao menu de atendimento, basta seguir o último passo descrito acima.

Os usuários que possuírem inscrição no CTF apenas para fins de prestação no ADA, poderão cancelá-la após a criação do perfil de acesso.

O prazo para declaração do ADA será encerrado no dia 30 de setembro de 2020.

 

Mais informações

ADAWeb

Login Serviços

IN Ibama nº 5/2009 (PDF - 81 KB)

 

Assessoria de Comunicação do Ibama

 

 

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents