Cursos de capacitação
O Prevfogo/Ibama possui uma grande preocupação com a qualidade do trabalho que desempenha. Assim, as ações de capacitação visam ao desenvolvimento de capacidades, tanto do corpo técnico do Prevfogo e do Ibama, quanto de instituições parceiras, voluntários e da sociedade em geral, na temática do Manejo Integrado do Fogo. Nesse sentido, realiza cursos de formação de brigadas, de queima controlada e alternativas ao uso do fogo, de gestão de brigadas, de perícia de incêndios florestais, de formação de instrutores de brigadas, de combate aéreo de incêndios florestais, de sistema de comando de incidentes, entre outros.
Além disso, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar foram produzidos os seguintes cursos gratuitos à distância:
- Comportamento do fogo
- Prevenção a incêndios florestais
- Prevenção e controle do fogo na agricultura
- Técnicas de realização de queima controlada em propriedades rurais
- Plano de prevenção de incêndios florestais em propriedades rurais
Cursos oferecidos pelo Prevfogo/Ibama
- Curso de formação de Brigadas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais
Objetivo e Público-Alvo: Capacitar e selecionar os candidatos a brigadistas para executarem as atividades de prevenção, preparação, combate e uso do fogo nas áreas de atuação e de apoio do Centro Especializado Prevfogo, conforme a Lei complementar 140/2011.
Carga Horária: 40 horas.
Conteúdo: Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Decreto 2661/1998), estrutura de governo, Programa de Brigadas Federais e legislação pertinente. Organização da brigada e as normas gerais de segurança. Manejo Integrado do Fogo (MIF). ferramentas e equipamentos, utilização e manutenção. Comportamento do fogo em incêndios florestais. Fases, métodos, níveis de combate e Sistema de Comando de Incidentes (SCI). Técnicas de abertura de linhas e métodos de combate; técnicas de queima controlada e prescrita. Desmobilização da operação de combate.
- Curso de formação de Brigadas Voluntárias de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais
Objetivo e Público-Alvo: Capacitar brigadistas voluntários para executarem as atividades de prevenção, combate e manejo do fogo em suas áreas de atuação.
Carga Horária: 24 horas.
Conteúdo: Organização da brigada e normas gerais de segurança. Ferramentas e equipamentos, utilização e manutenção. Comportamento do fogo e tipos de incêndios florestais. Combate a incêndios florestais (fases, métodos e níveis de combate), técnicas de abertura de linhas de defesa, combate aéreo, regras de segurança, Sistema de Comando de Incidentes (SCI). Técnicas de queima controlada. Desmobilização da operação de combate.
- Curso de formação de instrutores de formação de Brigadas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e de Queima controlada e alternativas ao uso do fogo.
Objetivo e Público-Alvo: Capacitar servidores e colaboradores do Ibama e de instituições parceiras para atuarem na formação e seleção de Brigadas de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, assim como instrumentalizar tecnicamente esses servidores/ colaboradores para que planejem e executem os cursos de formação e seleção levando em conta aspectos técnicos padronizados e didáticos referentes ao Manejo Integrado do Fogo.
Carga Horária: 112 horas.
Conteúdo: Postura e ética profissional. Planejamento de ensino. Técnicas e práticas de ensino. Fundamentos educacionais do ensino. Andragogia e o poder da comunicação. O MMA, o Ibama e o Prevfogo. Programas de Brigadas Florestais. Legislação aplicada ao fogo. O trabalho junto aos povos indígenas e comunidades tradicionais. Sistema de Comando de Incidentes. Organização da brigada: cadeia de comando e alcance de controle. Regras gerais de segurança.
Atendimento pré-hospitalar. Equipamentos de proteção individual. Manejo Integrado do Fogo. Prevenção. Preparação. Equipamentos e ferramentas. Comportamento do fogo. Combustão. Variáveis do comportamento do fogo. Fatores do comportamento do fogo. Setores do incêndio florestal. Tipos de incêndio. Comportamento extremo em incêndios florestais. Utilização prática do comportamento do fogo. Noções básicas de meteorologia. Combate a incêndios florestais. Fases do combate aos incêndios florestais. Técnicas de abertura de linhas. Métodos de combate aos incêndios florestais. Combate aéreo de incêndios florestais. Níveis de operações de combate. Combate ampliado aos incêndios florestais. Uso do fogo: queimas prescritas e queimas controladas. Etapas da queimada. Tipos de queimadas. Registro de ocorrência de incêndio. Desmobilização.
- Curso de gestão de Brigada do Prevfogo
Objetivo e Público-Alvo: Orientar os supervisores de Brigadas Estaduais e os chefes de Brigada e de Esquadrão sobre os procedimentos técnicos e administrativos referentes à gestão das brigadas que são formadas anualmente em todas as regiões do Brasil.
Carga Horária: 24 horas.
Conteúdo: Administração de Brigadas. Segurança no trabalho. Comportamento do fogo. Monitoramento. Sisfogo. Preenchimento de ROI e de Planos de manejo. Operação de
GPS/Trackmaker/Google Earth. Legislação aplicada ao tema fogo. Chefia e liderança. Planejamento e organização. Sistema de Comando de Incidentes (SCI). Alternativas ao uso do fogo.
- Curso de perícia de incêndios florestais
Objetivo e Público-Alvo: Preparar o corpo técnico do Ibama e outras Instituições que atuam na temática de incêndios florestais (ICMBio, Oemas, Corpos de Bombeiros, Polícia Federal) para identificar em campo elementos e indícios para investigar e determinar as causas de incêndios florestais e redigir laudos para subsidiar a elaboração de autos de infração ambientais.
Carga Horária: 44 horas.
Conteúdo: Combustíveis e comportamento do fogo. Apresentação dos indicadores de queima. Zona de confusão e dispositivos de ignição. Procedimentos na investigação e súbita percepção. Laudo pericial. Geotecnologias aplicadas à Investigação de incêndios florestais. Legislação aplicada à investigação de incêndios florestais.
- Curso básico de queimas prescritas
Objetivo e Público-Alvo: Capacitar servidores de órgãos ambientais, gestores ambientais, bombeiros e brigadistas florestais para executarem as atividades de prescrição, planejamento, execução e avaliação de queimas de manejo nos ecossistemas dependentes do fogo.
Carga Horária: 40 horas.
Conteúdo: Políticas de Fogo no Brasil e no mundo. Classificação e nomenclatura das queimadas no mundo. Padronização de conceitos técnicos. Manejo Integrado do Fogo: manejo do fogo, prevenção, preparação, supressão e uso do fogo. Cultura do fogo - aspectos sociais, econômicos e sociais. Resgate do conhecimento tradicional do uso do fogo. Ecologia do fogo - ecossistemas sensíveis, independentes e dependentes do fogo. Comportamento do fogo aplicado a queimas prescritas. Técnicas de queima prescrita em florestas temperadas, savanas tropicais (Austrália e África) e no Brasil. Mapas de combustível florestal - distribuição e interpretação, planos de queima, planejamento das queimadas. SCI: formação de esquadrões, cadeia de comando, organização modular, padronização. Equipamentos e ferramentas. Prática de queima - ignição, comportamento do fogo, extinção e vigilância. Prática de ecologia do fogo - avaliação ecológica das queimas. Prática de cultura do fogo e resgate do conhecimento tradicional. Planos operativos de Manejo Integrado do Fogo.
- Curso de operador de motosserra aplicado ao combate de incêndios florestais
Objetivo e Público-Alvo: Capacitar e aperfeiçoar os brigadistas do Prevfogo no uso de motosserras nas atividades de combate aos incêndios florestais, visando maior profissionalização do serviço e ampliação das condições de segurança no trabalho.
Carga Horária: 40 horas.
Conteúdo: Componentes básicos de uma motosserra. Legislação e operação de motosserra. Perfil do operador de motosserra. Regras de segurança na operação de motosserra. Equipamento de proteção individual. Motor 2 tempos. Lubrificação de motores 2 tempos.
Abastecimento da motosserra. Modelos de motosserras e classificação. Conjunto de corte. Montagem do conjunto de corte. Lubrificação da corrente. Amaciamento da corrente. Troca da corrente, sabre e pinhão. Afiação. Traçamento. Manutenção. Profundidade de corte. funcionamento. Tecnologia de corte de árvores. Derrubada em uma etapa. Derrubada com fisga e alavanca. Derrubada com cunhas. Derrubadas de árvores. Desgalhamento.
- Curso de operador de UTV (Utility Task Vehicle) e ATV (All Terrain Vehicle)
Objetivo e Público-Alvo: Capacitar servidores, brigadistas e colaboradores para que estejam aptos a conduzir e trabalhar com as viaturas do tipo UTV e ATV com segurança, assim como realizar os cuidados de manutenção e operação necessários para manter as viaturas aptas a serem utilizadas a qualquer momento.
Carga Horária: 64 horas.
Conteúdo: Ficha técnica da UTV e ATV. Ficha técnica da carreta de transporte. Embarque e Desembarque dos quadriciclos nas carretas. Condução da carreta da UTV em deslocamentos. Embarque do quadriciclo. Deslocamento em comboio estrada de asfalto. Mecânica base e manutenção preventiva e corretiva da UTV e ATV. Mecânica base e manutenção preventiva e corretiva da UTV e ATV. Aula Prática. Lavagem e Lubrificação da UTV. Desmobilização.
- Curso de queima controlada e alternativas ao uso do fogo
Objetivo e Público-Alvo: Capacitar produtores rurais e extensionistas técnicos rurais nas técnicas de queima controlada.
Carga Horária: 20 horas.
Conteúdo: Introdução (uso do fogo na comunidade; problemas relacionados ao uso do fogo no local; estrutura do curso, do Prevfogo e parceiros). Técnicas alternativas ao uso do fogo. Aquecimento global e mudanças climáticas. Perda da fertilidade do solo (nutrientes e erosão). Danos a fauna e flora. Técnicas e experiências (adequadas para a realidade local). Mapa das instituições potencialmente parceiras). Legislação. Técnicas de queima controlada (Fatores de comportamento do fogo e técnicas de combate. Segurança na queima controlada. Equipamentos e ferramentas. Pessoal. Tipos de queima. Plano de queima.