Combate
O combate aos incêndios florestais é uma das principais frentes de ação do Prevfogo. Esse momento inclui todas as ações necessárias para se extinguir os focos de incêndio de forma organizada, segura e eficiente.
Previamente, é fundamental que haja conhecimento sobre o comportamento do fogo, dos fatores que interferem a propagação, os tipos e os comportamentos extremos de incêndios florestais. A partir desse conhecimento, pode-se prever o comportamento do fogo, identificar os potenciais riscos e, assim, definir de forma mais assertiva a estratégia de atuação.
O combate deve ser realizado por brigadistas capacitados, que por meio de técnicas de ataque e controle que eliminam os focos de incêndios, reduzindo os eventuais efeitos e impactos relacionados. Para garantir a qualidade do trabalho dos brigadistas, eles passam por um processo de seleção, capacitação e treinamento. Ademais, o Prevfogo busca suprir as brigadas com ferramentas, máquinas e equipamentos de proteção individual (EPI) e de combate que possam contribuir para um trabalho mais rápido, seguro e eficiente dos brigadistas.
Para a identificação dos combates ocorridos e possibilitar análises estatísticas relacionadas, são preenchidos os Registros de Ocorrência de Incêndios Florestais (ROI). Esse registro abrange informações relacionadas ao local de incidência, dados do combate, possíveis causas e os danos gerados.
A análise ao longo do tempo dos ROI, com identificação de padrões de ocorrência e de combate, contribui sobremaneira para a elaboração e o aperfeiçoamento das políticas públicas e dos programas voltados a prevenção e combate aos incêndios florestais.