Notícias
Sinaflor x Prodes: Ibama apresenta painel que diferencia desmatamento legal de ilegal na Amazônia e no Cerrado
Apresentação técnica do Painel Analítico Sinaflor x Prodes 2025
Brasília/DF (07/04/2026) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realiza, no próximo dia 10 de abril, a apresentação técnica do Painel Analítico Sinaflor x Prodes 2025 em evento virtual. A ferramenta de inteligência, lançada em fevereiro de 2026, marca um novo patamar na gestão florestal brasileira ao permitir que a fiscalização e a sociedade identifiquem, de forma interativa, quais áreas desmatadas possuem autorização e quais são crimes ambientais.
O painel utiliza tecnologia de Business Intelligence (BI) para cruzar dados de monitoramento por satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) com as autorizações de supressão registradas no Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor).
Durante o evento, serão expostos os resultados do ciclo Prodes mais recente (agosto de 2024 a julho de 2025). O objetivo é demonstrar como o cruzamento de dados otimiza a aplicação de recursos e equipes em campo, focando onde o desmatamento é comprovadamente irregular.
Além do ganho para a fiscalização, a plataforma garante segurança jurídica para produtores rurais que atuam em conformidade com a legislação, isolando-os dos alertas de desmatamento ilegal que frequentemente afetam a imagem do setor agropecuário no mercado externo.
O webinar é voltado especialmente a gestores do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Serviço Florestal Brasileiro, órgãos estaduais e municipais de meio ambiente, além de entidades de monitoramento como MapBiomas, Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e Instituto Centro de Vida (ICV). A transmissão será aberta ao público técnico e demais interessados na gestão ambiental.
A iniciativa reforça o compromisso do Ibama com a democratização da informação e o controle social da gestão florestal.
Serviço
- Data: 10/04/2026
- Horário: 14h00
- Onde assistir: Transmissão ao vivo pelo canal do Ibama no YouTube
Assessoria de Comunicação Social do Ibama