Notícias
Oficina capacita gestores e comunidade sobre convivência segura com onças e javalis no ES
Vitória/ES (2/09/2025) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) iniciou, na segunda-feira (1º), a Oficina de Atendimento a Situações de Conflitos com Onças e Javalis, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Seama/ES), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e as prefeituras municipais de Castelo (ES) e Iconha (ES).
A capacitação ocorrerá até sexta-feira (5) com o objetivo de compartilhar conhecimentos e experiências com gestores públicos e lideranças de comunidades afetadas por esses conflitos, visando preparar a sociedade para interpretar e reagir nessas situações.
No Espírito Santo, a onça-pintada corre risco de extinção, restrita ao complexo florestal Linhares-Sooretama, em número muito reduzido. Cabe ressaltar que não há registros de ataque de grandes felinos a seres humanos no estado.
O Ibama ressalta também que é proibido a criação ou soltura javalis na natureza. Em caso de avistamento de onças ou de javalis, a população deve comunicar às autoridades competentes.
Programação
- 1º/09, das 14h às 17h: Reunião técnica no Centro Comunitário da Igreja Católica. Endereço: Av. Nossa Senhora da Penha, 80 – Centro, Castelo, Espírito Santo.
- 02/09, das 8h às 12h: Visita técnica na Fazenda Santa Rita, com ponto de encontro às 8h no Centro Comunitário da Igreja Católica.
- 04/09, das 14h às 17h: Reunião técnica no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Iconha. Endereço: Av. Manoel Jacques Soares, 132–184 – Jardim Jandira, Iconha, Espírito Santo.
- 05/09, das 8h às 12h: Visita técnica, com ponto de encontro no Cras de Iconha.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
Superintendência do Ibama em Espírito Santos