Notícias
Informações Classificadas
GSI aborda proteção de informações classificadas para a indústria de defesa e segurança
O Coordenador-Geral do Núcleo de Segurança e Credenciamento (NSC) do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), Guilherme Portella, ministrou uma palestra sobre proteção de informações classificadas e seus impactos para a indústria de defesa e segurança, nesta quinta-feira (25), durante o Fórum de Segurança da Informação para a Indústria de Defesa e Segurança, realizado em São José dos Campos/SP.
Durante a apresentação, o Coordenador- Geral do NSC abordou conceitos e consequências das classificações de segurança, experiências internacionais, o regime brasileiro de proteção das informações classificadas e projetos voltados ao aperfeiçoamento da matéria no Brasil. Também ressaltou aspectos como a importância da segurança industrial, especialmente em contratos, projetos estratégicos e iniciativas que envolvam a participação de empresas no tratamento de informações classificadas.
No contexto brasileiro, também foram destacados os fundamentos previstos na Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, e no Decreto nº 7.845, de 14 de novembro de 2012, bem como o papel do NSC e dos órgãos de registro nas atividades de credenciamento de segurança, habilitação de órgãos e entidades, tratamento de informações classificadas e implementação de acordos internacionais de troca e proteção de informações classificadas.
A atividade, além de permitir o compartilhamento de informações sobre o regime de proteção de informações classificadas e projetos em andamento, contribuiu para o intercâmbio técnico e o estabelecimento de contatos institucionais entre o GSI/PR, o setor público e representantes da indústria.

