Notícias
Ministro Amaro promove aula inaugural para novos agentes de segurança presidencial
O ministro Marcos Antonio Amaro dos Santos, chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, realizou nesta manhã a aula inaugural para os 36 participantes do Estágio de Qualificação de Segurança Presidencial (EQSP), no auditório da Secretaria de Segurança Presidencial.
Durante a apresentação, o ministro ressaltou a importância do planejamento meticuloso e do treinamento contínuo para que a segurança de autoridades seja eficaz. Para ele, “a segurança presidencial é uma responsabilidade e alta complexidade, que rquer uma adequada compreensão de seus fundamentos para a eficácia das ações de proteção das autoridades presidenciais”.
Os agentes de segurança, selecionados junto às Forças Armadas, à Polícia Militar do Distrito Federal e ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, realizam o estágio ao longo de dois meses. Ao longo ano ano de 2025 realizarão outras capacitações, para o aperfeiçoamento de suas habilidades técnicas e operacionais. Os estágios de qualificação incluem, além de segurança pessoal, o de segurança de instalações e o de condutores de veículos de segurança. Tais estágios são pré-requisitos para o desempenho das funções operacionais e de apoio.
Na segurança presidencial, ao GSI/PR compete zelar pela segurança pessoal do Presidente da República e do Vice-presidente da República, bem como dos familiares do Presidente e do Vice-presidente, além, quando determinado pelo Presidente da República, dos titulares dos órgãos da Presidência da República e excepcionalmente de outras autoridades federais. As competências do GSI/PR são estabelecidas pela Lei 14.600/2023 e regulamentadas pelo Decreto 11.974/2024.