Notícias
Ministro Amaro participa das celebrações dos 80 anos das vitórias da FEB na Itália
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Marcos Amaro, participou entre os dias 22 e 25 de abril das celebrações dos 80 anos das vitórias da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no teatro de operações na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.
As cerimônias ocorreram em cidades históricas como Felonica, Santa Maria a Monte, Staffoli, Pistoia, Porreta Terme, Gaggio Montano, Guanella, Barga e Montese, homenageando a contribuição dos pracinhas para a libertação italiana do nazifascismo.
Na quarta-feira (23), a primeira cerimônia ocorreu no Monumento Votivo Militar Brasileiro, em Pistoia, e contou com a presença do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Marcos Amaro, de membros do Superior Tribunal Militar (ministros Péricles Aurélio Lima de Queiroz e Marco Antônio de Farias), do comandante do Exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, de parlamentares brasileiros, de associações ligadas à preservação da memória da FEB e do embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca.
O ministro Marcos Amaro homenageou os 25 mil jovens brasileiros que lutaram na Itália pela liberdade e democracia, muitos dos quais sacrificando suas vidas. Destacou que "a participação brasileira, além de combater o totalitarismo, fortaleceu os laços entre Brasil e Itália, promovendo amizade e respeito mútuos". E por fim enfatizou a importância de manter viva a memória desses heróis e de continuar a estreitar as relações entre as duas nações, inspirando a luta pela paz.
