Notícias
II Fórum Regional de Fronteiras encerra com foco em integração transnacional
O II Fórum Regional sobre Proteção Integrada de Fronteiras, realizado no arco Sul-Sudeste, encerrou nesta quinta-feira (28), após dois dias de debates. Gestores e especialistas ressaltaram a necessidade de ampliar a integração entre órgãos federais, estaduais e municipais, além de fortalecer a cooperação regional com países vizinhos.
Para o gestor de assuntos de fronteiras do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, coronel Bittencourt, “o evento atingiu plenamente os objetivos propostos, de promover a integração interfederativa e contribuir para o aprimoramento de políticas públicas voltadas para a proteção das nossas fronteiras”. Pela manhã os debates focaram no enfrentamento ao crime organizado transnacional. A Mesa Temática 3 tratou de boas práticas e recomendações para o aprimoramento da segurança nas fronteiras, com o delegado da Polícia Federal Caio Pellim (coordenador-geral de fronteiras) moderando a mesa.
Em seguida, a Mesa Temática 4 tratou de estratégias e mecanismos de financiamento para o fortalecimento da segurança pública nas regiões de fronteira, com as painelistas Dra Camila Pitarelli (diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública) e Sra Carolina Vera (coordenadora no banco de desenvolvimento Fonplata, que integra Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai).
Concluindo a manhã, a Mesa Temática 5 tratou de fenomenologia dos ilícitos transnacionais, com ênfase nos nexos e reflexos da Rota Caipira de tráficos de drogas: desafios e soluções. Sob condução do Professor Doutor Leandro Piquet (coordenador da Escola de Segurança Multidimensional do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo).
No período da tarde os debates focaram na cooperação interagências. A Mesa Temática 6 tratou de boas práticas interinstitucionais de combate aos ilícitos transfronteiriços, a partir de experiências locais exitosas, tendo como moderador o Tenente-Coronel Salóes (Comando Militar do Sul). Fechando o evento, a Mesa Temática 7 tratou dos modelos locais de gestão integrada de fronteiras, sob moderação do Tenente-Coronel da Polícia Militar Katsuhiti Ricardo Gadelha Kotama (coordenador-geral do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional).