Notícias
GSI/PR promove colóquio para fortalecer segurança cibernética
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) promove, nesta quarta-feira, o 1º Colóquio Técnico da Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos (Regic). O evento reuniu aproximadamente 120 representantes de diversos órgãos e entidades integrantes da Regic para debater a capacidade de resposta a ataques cibernéticos na Administração Pública Federal.
Durante o discurso de abertura, o ministro do GSI/PR, Marcos Amaro, destacou a importância do evento para o ecossistema nacional de cibersegurança. "Temos conosco as Equipes de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos, as ETIRs, de diferentes setores essenciais ao País, além de nossos parceiros nacionais, ou seja, uma representação abrangente da nossa capacidade coletiva nessa temática (...) um incidente que afeta uma instituição hoje poderá ensejar o aprendizado que protegerá outras instituições amanhã", pontuou. Esse tipo de atividade é "uma fase ainda mais robusta de nossa cooperação e desenvolvimento da confiança entre parceiros de propósito comum", enfatizou Amaro.
O evento foi coordenado pelo Departamento de Segurança Cibernética do GSI/PR, com o objetivo de aprimorar as relações institucionais e os processos de tomada de decisão, contribuindo para a proteção de dados e segurança de serviços e infraestruturas críticas, incluindo a cooperação e integração entre setores público e privado.
O Colóquio retoma a tradição dos encontros do Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov), órgão integrante do GSI/PR, e reforça o compromisso do governo em enfrentar as crescentes ameaças digitais bem como assegurar a soberania nacional no ciberespaço. A iniciativa alinha-se à Estratégia Nacional de Cibersegurança (E-Ciber), recentemente instituída pelo Decreto nº 12.573/2025.
Confira aqui um trecho da cobertura realizada pelo Canal Gov.