Notícias
GSI/PR preside 2ª reunião do Comitê Nacional de Segurança de Infraestruturas Críticas
Nesta terça-feira (25), o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) promoveu o primeiro encontro do Comitê Nacional de Segurança de Infraestruturas Críticas (CNSIC) do ano (o segundo desde sua criação, em dezembro de 2024). O Comitê tem por objetivo, monitorar a implementação da Política Nacional de Segurança de Infraestruturas Críticas, sendo capitaneadao pelo GSI/PR e composto por 15 Ministérios, além da Agência Brasileira de Inteligência, Comando da Marinha, Comando do Exército e o Comando da Aeronáutica.
O secretário de Acompanhamento e Gestão de Assuntos Estratégicos, Contra-Almirante Francisco André Barros Conde, presidiu a reunião. Neste segundo encontro foi apresentado o Plano de Trabalho do Grupo de Trabalho Temático e deliberadas a atualização na composição e formato dos Grupos Técnicos de Segurança de Infraestruturas Críticas. Dentre os temas de relevância interinstitucional que foram deliberados, destacam-se a resiliência de infraestruturas críticas, como a do futuro laboratório de máxima contenção biológica, e a proposição de estudos para o entendimento da jurisdição e protocolos de resposta às ameaças contra a segurança de infraestrutura críticas.
Infraestruturas Críticas são instalações, serviços, bens e sistemas cuja interrupção ou destruição, total ou parcial, provoque sério impacto social, ambiental, econômico, político, internacional ou à segurança do Estado e da sociedade. O CNSIC destina-se a assegurar o planejamento integrado sobre segurança de infraestruturas críticas, por meio da elaboração, atualização e implementação do Plano Nacional de Segurança de Infraestruturas Críticas; orientar a elaboração de planos setoriais; e promover a continuidade da prestação dos serviços das infraestruturas críticas.