Notícias
GSI/PR participa do painel UE-Brasil: Conectividade Segura e Resiliente para as Redes do Futuro
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) participou do painel promovido pela Representação da União Europeia com o tema “UE-Brasil: Conectividade Segura e Resiliente para as Redes do Futuro". Representado pelo secretário de segurança da informação e cibernética, André Molina, o GSI/PR fez a abertura do evento em parceria com a Embaixadora da UE, Marian Schuegraf, e tratou de temas centrais para o aumento da conectividade da sociedade brasileira e europeia e como garantia que esse avanço seja seguro e com capacidades de resiliência efetiva. Falou da capacidade de 5G do Brasil, das redes quânticas desenvolvidas no Brasil, da criptografia pós-quântica que o Brasil é lider em desenvolvimento, das capacidades normativas do Brasil e de uma seria de iniciativas que fazem do Brasil um expoente na área.
Todavia, o secretário também enfatizou que apesar desse avanço temos muitos desafios nessa seara, um deles é o letramento digital e como os indivíduos precisam estar preparados e treinados para enfrentar esses novos desafios securitários.
Quais as respostas que o Brasil está dando: criamos em 2023 a PNCiber, estamos na segunda geração da Estratégia de Cibersegurança (E-ciber) lançada em 2025, o Comitê Nacional de Cibersegurança apresentou propostas para a criação de um orgão de cibersegurança nacional, foi lançada em 2025 a 3ª geração da PNSI que trabalha para aprimorar a segurança da informação de toda a administração pública federal (APF), a iniciativa das ISACs calcada na portaria 148 de 2024 do GSI e o projeto para criação de uma linha de crédito do Brasil em parceria com o BID para promover a cibersegurança para pequenas e medias empresas, entre outras várias ações em curso.
Reforçou, por fim, que para garantirmos um ecossistema de segurança da informação e cibersegurança mais efetivo e resiliente temos que colocar esse ponto como central na agenda de nossos estados e aumentar nossa capacidade de cooperação nessa seara.