Notícias
GSI/PR participa de intercâmbio internacional para a proteção da Fronteira Marítima
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), por meio da Secretaria de Acompanhamento e Gestão de Assuntos Estratégicos (Sagae), integrou o Force Protection Detachment Brazil (FPD), no Intercâmbio de Segurança Portuária 2025, de 5 a 9 de maio, atuando no contexto do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF).
O evento ocorreu nas instalações do Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro e contou com a participação de instituições com atuação em segurança, fiscalização, e proteção da Fronteira Marítima: Marinha do Brasil, Polícia Federal (Núcleos Especiais de Polícia Marítima - Nepom), Receita Federal, a Guarda Portuária da PortosRio, dentre outras.
A atividade foi conduzida por instrutores norte-americanos do Naval Criminal Investigative Service (NCIS), que promoveu a capacitação e o intercâmbio de experiências entre Brasil e Estados Unidos, principalmente sobre a prevenção a ameaças terroristas e o cumprimento do Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code) com foco na integração de esforços para a proteção dos portos e, consequentemente, das fronteiras marítimas brasileiras.
O intercâmbio também contou com uma atividade prática no Terminal Internacional de Cruzeiros do Pier Mauá para resposta a ameaças terroristas em ambiente portuário, permitindo avaliar a integração entre os diferentes órgãos de segurança. Na ocasião, o grupo visitou o Centro de Comando e Controle de Segurança Portuária (CCCSP) da PortosRio, onde foi observada a infraestrutura de monitoramento e as estratégias de resposta da Guarda Portuária.
A participação do GSI/PR no evento reforça a preocupação do Governo Federal em capacitar pessoal e promover a sinergia entre os diversos órgãos envolvidos na proteção das fronteiras marítimas, contribuindo para a soberania e segurança nacional no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras.