Notícias
GSI/PR participa de Exercício de Emergência Nuclear em Angra dos Reis
O Exercício Geral Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear, em Angra dos Reis (RJ), foi realizado entre 30 de setembro e 02 de outubro. A atividade teve como objetivo avaliar a resposta a incidentes nucleares, identificando eventuais falhas, e aprimorar a condução dos trabalhos, sempre voltados para a proteção da população, do meio ambiente, da usina nuclear e seus trabalhadores.
No primeiro dia do exercício, às 11h, foi realizada a sua cerimônia de abertura, na sede da Defesa Civil Municipal de Angra dos Reis, com a presença de várias autoridades pertencentes às instituições respondedoras. No mesmo dia, houve no Colégio Naval uma exposição aberta à população para apresentação dos materiais, equipamentos e viaturas que foram utilizados durante o exercício.
Nos dias 1º e 2 de outubro foram testados vários eventos, tais como a ativação do sistema de alerta e alarme por sirenes; a evacuação da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto; a evacuação de parcela da população residente nas Zonas de Planejamento de Emergência 3 e 5; coleta de amostras de solo, ar, água e vegetação, dentre outras. Neste ano foi utilizado, pela primeira vez o sistema “Cell Broadcast”, de transmissão de mensagens e alarmes por SMS.
Os exercícios de emergência nuclear são realizados anualmente conforme previsto no Programa Geral de Atividades do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), cujo órgão central é o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), responsável pela coordenação do seu planejamento e pela direção do exercício. Em 2025, foram mobilizadas cerca de 60 instituições, com centenas de profissionais, nos três níveis de governo: municipal, estadual e federal.
Durante o exercício, foi ativado o Centro Nacional de Gerenciamento de Emergência Nuclear (CNAGEN), localizado no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença de 17 instituições responsáveis pelo gerenciamento da emergência no nível federal.