Notícias
GSI/PR integra delegação do Brasil na reunião dos assessores de segurança nacional do BRICS
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência integrou a delegação do Brasil na Reunião de Assessores de Segurança Nacional do BRICS (NSA/BRICS), realizada no último dia 30 de abril, no Palácio Itamaraty, em Brasília. Na ocasião, foi apresentado relatório atinente à reunião do Grupo de Trabalho do BRICS sobre Segurança no Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (GTTICs) e debatidos os temas da nova realidade de segurança internacional e do papel do BRICS na mediação e prevenção de conflitos.
A delegação brasileira foi chefiada pelo assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência da República, embaixador Celso Amorim, e contou, ainda, com a presença de representantes do Ministério das Relações Exteriores e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Participaram do encontro os altos representantes da área de segurança da África do Sul, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Índia, Indonésia, Irã e Rússia.
O Secretário-Executivo do GSI, General Washington Rocha Triani, reafirmou o compromisso do Brasil com a promoção da segurança cibernética como um elemento essencial para a estabilidade internacional, o desenvolvimento sustentável e a proteção dos direitos dos cidadãos na era digital. Destacou a importância da cooperação internacional — especialmente entre os membros do BRICS — como resposta estratégica e necessária, em meio ao aumento de ameaças sofisticadas no ambiente virtual, com base nos princípios de soberania, não-intervenção e respeito ao direito internacional, e fez votos pela conclusão exitosa das negociações do Memorando de Entendimento sobre Cooperação no Campo de Resposta a Incidentes Cibernéticos, que representará um passo decisivo rumo a um espaço cibernético mais seguro, resiliente e cooperativo no âmbito do BRICS.