Notícias
GSI/PR participa do Fórum Econômico Mundial e GITEX- 2025
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) participou, entre os dias 14 e 16 de outubro de 2025, dos eventos Annual Meetings of the Global Councils and Cybersecurity 2025 (AMGCC) do Fórum Econômico Mundial e GITEX 2025, considerada a maior conferência de Inteligência Artificial do mundo, realizados na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O Brasil foi representado pelo Secretário de Segurança da Informação e Cibernética, André Luiz Bandeira Molina, que integrou três painéis de alto nível sobre os desafios e tendências globais no campo da Cibersegurança e Inteligência Artificial.
No painel do AMGCC, foram debatidos temas como os riscos decorrentes da crescente convergência entre os sistemas de Tecnologia Operacional (OT) e Tecnologia da Informação (IT), o papel dos governos na proteção das infraestruturas críticas sem inibir a inovação, o uso crescente da inteligência artificial e a definição de data centers como infraestruturas críticas.
Durante o GITEX 2025, a participação do GSI/PR ocorreu em chats onde foram abordados o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), a proteção de serviços públicos digitais por meio da inteligência artificial, as ameaças emergentes de IA e os mecanismos de cooperação internacional para mitigação de riscos. Já no painel de "Geopolítica e Infraestruturas Críticas", que contou com representantes de Índia, Bahrein e Grécia, foram discutidos temas como a importância da preparação antecipada para eventos geopolíticos imprevisíveis, a iniciativa do Guardião Cibernético, a soberania digital, cooperação transnacional em incidentes cibernéticos, o uso de IA para manipulação de informações e as prioridades estratégicas de curto prazo para governos.
A presença do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República nos dois eventos reforça o compromisso do Brasil com a promoção da segurança cibernética global, a cooperação internacional e o fortalecimento das políticas nacionais de proteção das infraestruturas críticas. O secretário André Molina destacou, em suas participações, a necessidade de uma abordagem colaborativa entre governos e organismos internacionais para enfrentar os desafios decorrentes do uso de novas tecnologias e do aumento das ameaças digitais.
Novas oportunidades de cooperação
O GSI/PR tem participado de grupos de trabalho do Fórum Econômico Mundial na temática de cibersegurança, como o grupo de resiliência cibernética para indústrias e o combate à desigualdade cibernética. Essa participação tem possibilitado o estabelecimento de importantes colaborações, como a tradução de documentos do Fórum para língua portuguesa a pedido do GSI. O primeiro material que deve ser disponibilizado em língua portuguesa é o documento “The Cyber Resilience Compass: Journeys Towards Resilience”, que analisa os aspectos práticos da resiliência cibernética, com base nas práticas da linha de frente de organizações líderes globais.
