Notícias
GSI/PR participa de reunião do Comitê Permanente de Política Nuclear Brasil-Argentina
Nesta quinta-feira, dia 15 de junho, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) participou da reunião do Comitê Permanente de Política Nuclear Brasil-Argentina (CPPN), no Palácio do Itamaraty.
Temas como o estabelecimento da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear como entidade reguladora independente no Brasil; o exame do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares; a participação do Brasil e Argentina junto à Agência Internacional de Energia Atômica e a cooperação para o desenvolvimento do Reator Multipropósito Brasileiro foram alguns dos assuntos discutidos durante o encontro.
Além da Comissão Nacional de Energia Nuclear do GSI/PR, a delegação brasileira também foi composta por representantes do Ministério das Relações Exteriores e da Marinha do Brasil. Na comitiva argentina, participaram diplomatas e representantes da Chancelaria Argentina, da Autoridade Reguladora Nuclear, da Comissão Nacional de Energia Atômica e da Embaixada da Argentina em Brasília.
O CPPN é um fórum de coordenação bilateral para apoio mútuo ao desenvolvimento das atividades nucleares em ambos os países, incluindo iniciativas no âmbito político, regulatório e técnico, tendo sido estabelecido por meio da Declaração de Iperó, em 1988.