Notícias
Visita Técnica do Gabinete de Segurança Institucional à Bolívia
No período de 11 a 14 de outubro de 2022, o Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR), General de Divisão Carlos José Russo Assumpção Penteado, liderou uma comitiva brasileira composta por integrantes da Secretaria de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional e da Agência Brasileira de Inteligência, além de assessores daquele Gabinete, em uma visita institucional à Bolívia, a fim de tratar de assuntos afetos à cooperação internacional para aprimoramento da segurança fronteiriça.
Durante a viagem institucional, foram realizadas reuniões com participação da embaixada brasileira em La Paz, autoridades bolivianas relacionadas com a segurança na área de fronteiras e combate ao narcotráfico, com base nas competências legais das respectivas contrapartes no contexto do combate aos ilícitos transfronteiriços.
Nesse sentido, a comitiva do GSI-PR e representantes da embaixada participaram de reuniões com o Vice-Ministro de Defesa Social e Substâncias Controladas, Sr. Jaime Mamani Espíndola, o Vice-Ministro de Segurança cidadã, Sr. Roberto Ríos Sanjinés, quando estiveram presentes a Diretora-Geral da Luta Contra o Tráfico de Pessoas, Sr.ª Carola Arraya Borges, a qual esteve no Brasil recentemente por ocasião do 1º Encontro Ministerial – Unidos Contra o Crime Organizado Transnacional, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, ocorrido em 23 de junho desse ano, e o Chefe de Planejamento e Operações, Sr. Juan Marcelo Ferrufino.
Reunião com o Vice-Ministro de Defesa Social e Substâncias Controladas, Jaime Mamani Espíndola, e o Vice-Ministro de Segurança, Roberto Ríos Sanjinés
Apresentação da Diretora-Geral da luta Contra o Tráfico de Pessoas - Srª Carola Arraya Borges
Participantes do Encontro Técnico sobre Crime Organizado na Área de Fronteira
A visita institucional contemplou também reuniões/apresentações com o Embaixador, Luiz Henrique Sobreira Lopes, membros da embaixada, Adido Aeronáutico e Defesa, Coronel Aviador Luiz Eduardo Ferreira da Silva, Adido do Exército, Coronel Alexandre Rabelo da Fonseca, e Adido Naval, Capitão de Mar e Guerra Flávio dos Santos Nascimento, Adido da Polícia Federal, Delegado Agostinho Gomes Cascardo Júnior, e o Primeiro-Secretário André Luis Bridi.
Reunião com o Embaixador, membros da embaixada e adidos
Completando a programação, a comitiva se reuniu ainda com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), representado pelo Coordenador de projeto na Área de Drogas, Sr. Roberto Álvez Terán, Especialista Jurídica, Srª Patrícia Ugarte, Especialista na Luta Contra o Narcótico, Sr. Miguel Vásquez, Especialista na Luta Contra os Delitos ambientais, Sr. Pilar Becerra, e Especialista na Luta Contra o Tráfego de Pessoas, Srª Maria Pacheco.
Reunião na Embaixada com membros da UNODC
Nessas ocasiões, foram tratados assuntos como a Expansão das drogas em território boliviano, delitos ambientais na área de fronteira, Tráfego de pessoas e cooperação regional antinarcóticos e delitos conexos. Foram abordados ainda estratégias para o aprimoramento da cooperação interinstitucional, visando ao intercâmbio de informações e ao fortalecimento da prevenção, controle, fiscalização e repressão de delitos transnacionais na faixa de fronteira Brasil-Bolívia, com base nos instrumentos de cooperação bilateral existentes e no contexto do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903, de 16 de novembro de 2016.