Notícias
Visita Operacional do GSI à Operação ÁGATA AMAZÔNIA 2022
No período de 23 a 25 de março de 2022, o Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), General de Divisão Carlos Russo Assumpção Penteado , acompanhado por representantes da Secretaria de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional (SADSN), integraram a Comitiva do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) para acompanhamento da Operação Ágata Amazônia 2022, no contexto do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto n° 8.903, de 16 de novembro de 2016.
A comitiva foi recepcionada pelo General de Exército Achiles Furlan Neto, Comandante Militar da Amazônia e Comandante do Comando Conjunto estabelecido para a referida Operação, nas instalações daquele Grande Comando, em Manaus-AM.
Comandante Militar da Amazônia recebe as autoridades militares da comitiva do EMCFA
Esta edição da Operação Ágata Conjunta foi denominada Operação MAKUNÁ, "Homem da água", no dialeto indígena Tukano, abrangendo os municípios de São Gabriel da Cachoeira, Japurá, Tonantins e Santo Antônio de Içá, no estado do Amazonas. A Operação tem por objetivos zelar pela soberania nacional, aumentar a presença do Estado brasileiro e coibir a ocorrência de delitos transfronteiriços e ambientais naquela faixa de fronteira amazônica.
Presença das Forças Armadas no rio Japurá
O Comando Conjunto (C Cj) é composto pela Força Terrestre Componente, a cargo da Chefia do Centro de Operações do CMA; Força Naval Componente, sob Comando da Flotilha do Amazonas; Força Aérea Componente, a cargo da Chefia do Estado-Maior Conjunto do Comando de Operações Aeroespaciais. O C Cj conta ainda com a colaboração de instituições parceiras, dentre elas a Polícia Federal, o Instituto Brasileiro do Meio-Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, conferindo capacidades complementares às forças militares.
Participação da Força Naval Componente na Operação Ágata
Apresentação da Concepção de Emprego
Demonstração da atuação do Posto de Controle e Interdição Fluvial da Força Terrestre Componente
Durante a Visita Operacional, foram realizados alinhamentos estratégicos consoantes com os objetivos do PPIF entre a Secretaria-Executiva do GSI/PR e as autoridades do EMCFA, dos Comandos Operacionais das Forças Singulares presentes e dos Grandes Comandos sediados em Manaus, visando ao fortalecimento da prevenção, controle, fiscalização e repressão aos ilícitos transfronteiriços.
Integração entre as Forças Armadas na Operação ÁGATA
Secretário-Executivo do GSI/PR agradece ao Comandante Militar da Amazônia o apoio prestado durante a Operação ÁGATA