Notícias
Reuniões dos Comitês de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear e de Planejamento de Resposta a Evento de Segurança Física Nuclear
No dia 09 de março, no Centro Integrado de Comando e Controle do Estado do Rio de Janeiro (CICC-RJ), com sede na capital fluminense, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), representado pelo Secretário de Coordenação de Sistemas, Contra-Almirante Marcelo da Silva Gomes, presidiu a cerimônia de abertura dos trabalhos dos Comitês de Planejamentos de Resposta a Situações de Emergência Nuclear (Copren/AR) e de Segurança Física Nuclear de Angra dos Reis (Copresf/AR) – 2022.
Cerimônia de Abertura do Copren/AR e Copresf/AR
Participaram da cerimônia o Presidente da Eletronuclear, Sr. Leonam dos Santos Guimarães; o Subsecretário de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Coronel Bombeiro Militar Márcio Romano Correia Custódio; o Diretor de Coordenação Nuclear, Capitão de Mar e Guerra Alexandre Itiro Villela Assano; o Coordenador-Geral de Reatores e Ciclo Combustível, Sr. Jefferson Borges Araújo, da Comissão Nacional de Energia Nuclear; o Coordenador de Avaliação de Cenários, Coronel Bombeiro Militar Vinicius Pinto Fernandes Santos, do Gabinete de Segurança Institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro; o Comandante do Batalhão de Operações Especiais, Tenente-Coronel Uirá do Nascimento Ferreira, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro; e o Delegado do 5º Departamento de Polícia de Área do Estado do Rio de Janeiro, Sr. José Pedro da Silva Costa, da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.
O evento marcou o início das atividades integradas do (Copren/AR) e do (Copresf/AR) e foi seguido de reunião com assuntos de relevância para o Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), dentre eles o planejamento do Exercício Parcial Integrado de Emergência e Segurança Física Nuclear de 2022, previsto para ocorrer na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), no mês de outubro de 2022.
Representantes do Copren/AR durante a primeira reunião realizada no CICC/RJ
O Copren/AR é composto por 13 instituições e tem a finalidade de planejar ações de resposta a situações de emergência nuclear na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto. Paralelamente, o Copresf/AR é integrado por 14 órgãos e tem como objetivo promover a coordenação de atividades relativas à resposta a evento de segurança física nuclear na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto.