Notícias
Brasil participa de Conferência Internacional da AIEA
No período de 28 de março a 1º de abril de 2022, o Brasil participou, em Viena – Áustria, da Conferência de Verificação da Convenção sobre Proteção Física de Material Nuclear e Instalações Nucleares e sua Emenda.
O Brasil, como um dos 129 Estados-Parte do referido instrumento, se fez presente com uma delegação composta por diplomatas da Missão Permanente junto à AIEA e pelo representante do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), Coronel R-1 do Exército Brasileiro César Henrique Romão, assessor de segurança física nuclear do Departamento de Coordenação Nuclear da Secretaria de Coordenação de Sistemas do GSI/PR. Nesse contexto, o Coronel Romão proferiu palestra sobre a experiência brasileira na universalização e implementação da convenção e sua emenda.
Como um dos resultados da Conferência, destaca-se a conclusão dos Estados-Membros sobre a adequação do instrumento, à luz da situação prevalecente. Dentre outros assuntos, o documento final reconheceu que a proteção física nuclear está interconectada a outras áreas da segurança física nuclear, tais como: controle e contabilidade de material nuclear, segurança da informação, segurança cibernética, cultura de segurança física nuclear e segurança física nuclear para material fora de controle regulatório. Assim sendo, a Conferência reafirmou o compromisso com a proteção de pessoas, do meio ambiente e dos trabalhadores de instalações nucleares.