Notícias
Abertura do Curso de Coordenação e Planejamento Interangências (CCOPI) 2022
Em 16 de maio de 2022, a Escola Superior de Defesa (ESD) realizou a Cerimônia de Abertura do Curso de Coordenação e Planejamento Interagências (CCOPI) 2022, concebido após solicitação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República para capacitação de recursos humanos no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF).
O CCOPI tem duração de 4 semanas, sendo a primeira não presencial, quando são ministradas as disciplinas introdutórias. Na sequência, as atividades passam a ser desenvolvidas nas instalações da ESD, em Brasília, com encerramento programado para o dia 3 de junho de 2022.
A 2ª edição do curso conta com uma turma de 40 participantes, que abrangem 18 instituições federais e estaduais, representadas por 21 civis e 19 militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares.
Abertura do CCOPI 2022 (Corpos discente e docente) e representantes do GSI-PR
O CCOPI tem por objetivo desenvolver competências dos integrantes dos órgãos e agências participantes do PPIF para comporem equipes de planejamento interagências nos níveis operacional e tático. Nesse sentido, o curso dispõe de aulas expositivas, trabalhos em grupo, simulações, além de discussões e estudos sobre teorias de relações institucionais e doutrina de planejamento interagências.
Após a foto oficial do curso, o Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional (SADSN), Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira, proferiu a aula inaugural aos alunos e corpo docente da ESD, ressaltando os objetivos e ações do PPIF nos seus 5 anos de existência.
Aula inaugural do PPIF proferida pelo Secretário da SADSN/GSI-PR