Notícias
CONCURSO NACIONAL
Provas discursivas do CPNU 2 têm início tranquilo em todo o Brasil
Pessoas candidatas aguardavam, mais cedo, em frente ao Centro Universitário de Brasília, no Distrito Federal, maior polo de prova desta fase do CPNU 2. Foto: Jhonathan Braga
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informa que a chegada das pessoas candidatas aos 290 locais de prova da segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) foi encerrada com tranquilidade nas 228 cidades brasileiras onde o concurso está sendo realizado neste domingo (7/12), sem intercorrências. Os portões foram fechados às 12h30 (horário de Brasília) e as provas tiveram início às 13h (horário de Brasília).
Em todo o Brasil são mais de 42 mil participantes convocados para a realização das provas discursivas, que concorrem a 3.652 vagas efetivas em 32 órgãos da Administração Pública Federal. O Distrito Federal, onde, ao todo, 8.214 pessoas candidatas foram convocadas para a prova discursiva, possui o maior polo de aplicação de provas do país, reunindo 5.700 pessoas, no Centro Universitário de Brasília (CEUB).
A autônoma Clelia Costa Martins é uma das pessoas candidatas que fará a prova no CEUB. Estudando para concursos há cerca de sete anos, ela contou que viu no CPNU 2 a chance de disputar várias vagas de uma só vez e, assim, ampliar suas possibilidades de ingresso no serviço público, sobretudo na área em que se formou. “Eu já tenho formação em telecomunicações e estou tentando o bloco 9. Minha primeira opção é a Anatel. Há dois anos venho me dedicando mais intensamente, fazendo cursinhos online, e agora surgiu essa oportunidade de fazer uma única prova para vários cargos”, afirmou.
Outra candidata que chegou confiante para a prova foi Ana Paula Rodrigues Feitosa, que participa pela primeira vez do CPNU. Animada com o desempenho obtido até aqui, ela destacou que seguiu todas as orientações para o dia do exame e demonstrou entusiasmo por avançar para a etapa discursiva. “Estou muito feliz com a minha nota e confiante para a prova discursiva. É a primeira vez que participo do concurso e estou muito contente com essa oportunidade. Trouxe barrinha de cereal, água, biscoito de sal e a caneta transparente, tudo certinho, do jeitinho que pediram”, contou.
Segurança e Logística
O Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), localizado em Brasília, funciona neste domingo (7/12), mais uma vez, como o centro de monitoramento em tempo real do CPNU 2. Com a presença de representantes de todas as forças de segurança do governo federal, estaduais e do Distrito Federal, além de equipes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o objetivo é garantir mais segurança e respostas rápidas em todo o país durante a realização do certame.
A operação de aplicação das provas, neste domingo (7/12) mobiliza mais de 22 mil pessoas em todo o território nacional, sendo 11 mil apenas das forças de segurança. A atuação articulada demonstra o compromisso do Estado brasileiro em construir um modelo de seleção pública mais eficiente, justo e representativo da diversidade do país.