Notícias
GOV.BR
TV 3.0 permitirá prestação de serviços públicos digitais
O governo federal estabeleceu hoje (27/8) a regulamentação da TV 3.0, a nova geração da televisão aberta e gratuita brasileira que revolucionará a forma como o público assiste à programação. Uma das principais novidades é a integração com a internet, o que vai possibilitar o acesso aos mais de 12 mil serviços disponíveis no GOV.BR, sendo 4.600 serviços digitais federais e outros mais de 8.700 serviços estaduais e municipais. O novo decreto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia no Palácio do Planalto.
O novo decreto contempla a implantação da Plataforma Comum de Comunicação Pública e Governo Digital, que integrará conteúdos de comunicação pública e informações governamentais. A plataforma permitirá interatividade por meio do acesso à internet, viabilizando a prestação de serviços públicos digitais e fortalecendo a relação entre o Estado e a sociedade. Trata-se de um ambiente digital destinado a reunir conteúdos e aplicações de entidades públicas de todos os Poderes, que deverá estar prontamente acessível no catálogo de aplicativos da TV 3.0.
Com mais interatividade, qualidade de som e imagem superior, além de maior integração com a internet, o novo sistema moderniza o setor e coloca o país na vanguarda da radiodifusão mundial. Ao todo, a política recebeu investimentos de R$ 7,5 milhões. A maior eficiência na transmissão do serviço vai permitir a entrada de novos radiodifusores, tornando o setor mais democrático e acessível. Com o uso da internet, a TV 3.0 terá potencial de servir como ponto de acesso a serviços públicos digitais e como ferramenta de inclusão e participação social.
A fase preparatória está prevista para ser concluída em 2025, com início das primeiras transmissões da TV 3.0 no primeiro semestre de 2026, nas grandes capitais. O processo de expansão até atingir a cobertura de todo o território nacional deve levar até 15 anos.
Mais informações estão disponíveis no portal do Planalto.
GOV.BR
Atualmente, a plataforma do governo federal tem mais de 170 milhões de usuários. Entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura GOV.BR, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. Na plataforma, também é possível pesquisar por serviços de acordo com o perfil do usuário, seja ele um estudante, agricultor, turista, empreendedor e trabalhador.
Em caso de dúvidas, acesse gov.br/conta
*Com informações da Secom.