Notícias
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Gestão e Embaixada do Reino Unido realizam evento para debater cibersegurança
Gestores de tecnologia do SISP participam do Workshop Encontro de Especialistas em Cibersegurança, em Brasília, realizado pelo MGI em parceria com a Embaixada do Reino Unido e o British Standards Institution. Foto: SGD/MGI
Cinquenta gestores de tecnologia que atuam no Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) participam, até a próxima quinta-feira (21/8), em Brasília (DF), do Workshop Encontro de Especialistas - Cibersegurança no Brasil - Os Próximos Passos (O papel de normas internacionais). O evento é uma parceria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com a Embaixada do Reino Unido, a partir do British Standards Institution (BSI).
“Reunimos esse grupo para acompanharmos o progresso das normas internacionais em temas como engenharia social, ataques cibernéticos e gestão de crises e resiliência do ecossistema digital”, afirma o diretor de Privacidade e Segurança da Informação da Secretaria de Governo Digital (SGD), Leonardo Ferreira. “Este é um passo importante no processo de transformação digital do Brasil, que deve estar sempre bem alinhada com a privacidade e segurança”, complementou.
O workshop é uma iniciativa do Centro de Excelência em Privacidade e Segurança da Informação (CEPS GOV.BR) do Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PSSI). Instituído em 2023, o PPSI foi desenvolvido para os mais de 250 órgãos federais integrantes do SISP. Entre as linhas de atuação do PPSI estão a governança (normas, políticas e gestão de riscos), metodologia (guias e modelos), maturidade (autoavaliação e planos de trabalho), tecnologia (detecção, análise e resposta a incidentes cibernéticos) e pessoas (captação, capacitação e retenção de talentos).
O CEPS GOV.BR tem como missão promover a cultura de privacidade e segurança da informação, sendo um dos objetivos o fomento e promover ações de sensibilização, conscientização, capacitação e especialização dos recursos humanos, além da disseminação de boas práticas na área. Uma das ações Centro, por exemplo, é o curso pós-graduação em Privacidade e Segurança da Informação em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), que formará 120 alunos. A partir do centro, também já foram capacitadas na área mais de 17 mil pessoas.
O PPSI também é responsável por iniciativas como o Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (CISC GOV.BR), com foco no enfrentamento de incidentes de segurança cibernética nos órgãos federais, por ser uma unidade de coordenação operacional das equipes de prevenção, tratamento e resposta a incidentes cibernéticos dos órgãos e das entidades do SISP.
BSI
O BSI é uma organização privada fundada em 1901 no Reino Unido. O instituto é reconhecimento internacionalmente por suas atividades de desenvolvimento de normas técnicas, desempenhando um papel ativo na colaboração e harmonização das normas britânicas com as normas de diferentes países, promovendo, assim, a segurança cibernética e a privacidade das informações.