Conheça o ministro

Onyx Lorenzoni, Ministro-Chefe da Casa Civil

Clique aqui para acessar mais fotos do ministro Onyx Lorenzoni

Nascido em Porto Alegre (RS) em 3 de outubro de 1954, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Dornelles Lorenzoni, é médico veterinário e empresário. Em 2018, foi eleito pela quinta vez consecutiva para a Câmara dos Deputados, com a maior votação de sua história.

Após a eleição de Jair Bolsonaro para a Presidência da República, assumiu a coordenação da transição governamental no cargo de ministro extraordinário. Em janeiro de 2019, tomou posse como ministro da Casa Civil.

Onyx Lorenzoni atuou nas principais comissões da Câmara dos Deputados, tendo presidido a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural em 2008. Foi titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e de Comissões Parlamentares de Inquérito, exercendo papel de destaque na CPMI dos Correios e na CPI da Petrobras.

Na última legislatura, relatou o Projeto de Lei 4850/16, que estabelece medidas contra a corrupção e o enriquecimento ilícito, baseado nas 10 Medidas do Ministério Público Federal (MPF).

Antes de chegar ao cargo de deputado federal, cumpriu dois mandatos de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Posse na Casa Civil da Presidência da República: 01/01/2019