Notícias
TI Araribóia
Madeira apreendida é reaproveitada em benefício da Terra Indígena Araribóia
Agentes realizam apreensão de madeira ilegal
A Operação de Desintrusão da Terra Indígena Araribóia (OD-TIARA), no Maranhão, tem promovido uma série de ações para a recuperação e proteção do território dos povos Guajajara e Awá. Um dos destaques da semana foi o reaproveitamento de madeira apreendida durante fiscalizações realizadas por agentes do Governo Federal, com atuação destacada do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em serrarias clandestinas no município de Amarante do Maranhão.
Cerca de 60 metros cúbicos de madeira serrada foram doados à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e estão sendo utilizados na construção da Base de Proteção Etnoambiental Araribóia (BAPE Araribóia), localizada na porção norte da terra indígena. A madeira, que seria empregada ilegalmente, agora serve para fortalecer a estrutura de vigilância e controle de acesso ao território, especialmente em áreas com presença de indígenas isolados.
A logística para o transporte do material contou com o apoio da FUNAI, do IBAMA, da Polícia Militar do Maranhão, da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e da Força Tática da Força Nacional. A iniciativa reforça o compromisso das instituições envolvidas em transformar prejuízos ambientais em benefícios diretos às comunidades indígenas.
O reaproveitamento da madeira é um exemplo prático de como a OD-TIARA atua não apenas no combate aos crimes ambientais, mas também na promoção de soluções sustentáveis e concretas em prol da proteção dos povos originários e de seus territórios.