Notícias
Novo PAC
“Agora o Nordeste tem vez e voz”, diz Rui Costa ao inaugurar trecho que leva águas do São Francisco a estados nordestinos
Ministro da Casa Civil incentivou pequenos, médios e grandes empresários a apresentarem projetos de fomento ao desenvolvimento econômico e sustentável do interior do Nordeste | Foto: Henrique Raynal / Casa Civil
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou nesta quarta-feira (28) os resultados dos investimentos realizados pelo Governo Federal em segurança hídrica e infraestrutura no país. Ao participar do evento de inauguração do Trecho I do Ramal do Apodi, em Cachoeira dos Índios (PB), o ministro disse que os esforços do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva têm como objetivo melhorar a vida de todos os brasileiros, seja na educação, no trabalho, na habitação e em diversas outras áreas.
O trecho inaugurado tem cerca de 30 quilômetros. Ao todo, a estrutura do Ramal do Apodi tem 115,5 km de extensão e irá ligar a Barragem Caiçara (PB) à Barragem Angicos (RN), com vazão projetada de 40 m³/s. Com investimento de R$ 1,45 bilhão, a obra, está 74,83% concluída e tem entrega total prevista para 2026. Quando finalizado, o ramal atenderá cerca de 750 mil pessoas em 54 municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
"O presidente Lula voltou para dar orgulho ao povo do Nordeste, para botar o povo do Nordeste com a cabeça em pé, olhando para o seu futuro. Ele voltou para nos orgulhar e para dizer em alto e bom som: agora o Nordeste tem vez e tem voz", disse o ministro.
Rui Costa lembrou que o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) é um conjunto de diversas obras, não apenas um canal, que pode ser classificado como um dos maiores empreendimentos de infraestrutura hídrica do mundo. O ministro ressaltou ainda que está na hora de aproveitar essa estrutura hídrica e logística, já concretizada, para que os empresários, governos estaduais e municipais possam apresentar projetos e construir indústrias que garantirão o desenvolvimento econômico da região.O presidente Lula disse que o Governo Federal está trabalhando para assegurar educação, desenvolvimento e inclusão social ao povo nordestino capazes de superar os estigmas de que a região só possuiria os piores índices de desenvolvimento, educação e segurança alimentar. "Essa foi a decisão mais importante que eu tomei na minha vida. Porque era uma obra que muita gente não acreditava que a gente pudesse fazer, porque faziam 179 anos que se prometia água para essa região", disse, recordando o histórico do empreendimento do PISF, iniciado em 2007.
Participaram do evento os governadores do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e da Paraíba, João Azevêdo, além dos ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; da Previdência Social, Wolney Queiroz; dentre outras autoridades nacionais e estaduais. Mais cedo, a comitiva do presidente esteve em Salgueiro (PE), onde foi assinada ordem de serviço para início das obras que irão dobrar a capacidade do bombeamento das águas do Eixo Norte do PISF.
