Notícias
INVESTIMENTOS NO BR
Rui Costa convida Alemanha a acelerar integração econômica com projetos de transição energética e parcerias empresariais no Brasil
Ministro defendeu o papel do Estado como facilitador dos negócios e da atividade produtiva | - Foto: Valter Pontes / FIEB
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, participou nesta segunda-feira (16) do 41° Encontro Econômico Brasil-Alemanha, em que defendeu a aproximação e o aumento do volume de negócios entre os dois países. Ao discursar na abertura do evento, o ministro contextualizou o cenário desafiador para a humanidade, em que o comércio entre as nações sofre tentativas de ser inviabilizado, de forma unilateral, por uma das principais Nações do planeta.
"Diante desses fatos nós precisamos, mais do que nunca, aprofundar e acelerar as relações multilaterais. O Brasil e a Alemanha possuem valores muito similares, desde a afirmação da democracia como valor universal, a definição do livre comércio e o mutilateralismo", disse.
O ministro ressaltou que o Brasil possui "vantagens competitivas enormes" no campo da geração de energia limpa, tendo realizado diversos leilões, e com outros ainda por lançar, que podem ser aproveitados pelas empresas alemãs e sua capacidade de pesquisa, ciência e engenharia. Ele também observou as janelas de oportunidade que se abrem graças às condições do Brasil para investimentos em combustíveis mais sustentáveis como o Combustível de Aviação Sustentável (SAF).
"Nós nos colocamos disponíveis para fazer um grupo de trabalho dedicado, intenso e ágil, que possa identificar nessas diversas cadeias produtivas a possibilidade de integração, de parcerias entre as empresas, para que possamos mutuamente aumentar essa integração econômica, social, política, gerando efeitos benéficos aos dois países", afirmou.

- Encontro Empresarial Brasil-Alemanha visa estreitar o relacionamento entre as Nações para impulsionar negócios e sustentabilidade . | - Foto: Valter Pontes / FIEB
Rui Costa pediu ainda que o país apoie um movimento na Europa em prol da assinatura do acordo com o Mercosul. "Esperamos até uma liderança na Alemanha para que possamos acelerar este acordo", acrescentou.
O evento, ocorrido em Salvador, contou com a participação do presidente da Confederação Nacional da Indústria, Ricardo Alban; da secretária de Estado Parlamentar do Ministério Federal da Agricultura, Alimentação e Identidade Regional da Alemanha, Martina Englhardt-Kopf; do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil, Márcio Elias Rosa; dentre outras autoridades dos dois países.