Notícias
COP30
Rui Costa detalha ações do governo federal para COP30 em reunião com representante da Cúpula do Clima da ONU
Em menos de uma semana da validação da ONU para o planejamento brasileiro da COP30 Amazônia, o ministro da Casa Civil, Rui Costa recebeu em Brasília o secretário-executivo da Secretaria das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), Simon Stiell. A agenda desta quarta-feira (5) permitiu que Rui Costa detalhasse como está estruturado o trabalho do governo federal para que a COP30, a ser realizada no mês de novembro em Belém, apresente resultados consistentes no enfrentamento à mudança do clima.
Para dar fluxo à preparação da cidade, “o Governo Federal está investindo R$ 4,7 bilhões, além dos recursos do município e do governo do Estado. É um esforço enorme que corresponderá à força simbólica de realizar uma COP na Amazônia”, afirmou Costa ao secretário Stiell.
O ministro explicou que a coordenação no âmbito da infraestrutura para a realização do evento está sob responsabilidade da Casa Civil, e que o presidente Lula anunciou recentemente os nomes do embaixador André Corrêa do Lago para presidir a COP 30 e de Ana Toni como CEO e diretora-executiva da Conferência. Autoridades também presentes na reunião desta quarta, além do Secretário Extraordinário da Secretaria Extraordinária para a COP30, Valter Correia.
O representante da ONU se colocou à disposição para contribuir com o governo, no sentido de buscar parcerias, patrocinadores, e voltou a considerar a antecipação da cúpula dos líderes para que a cidade consiga receber os chefes de Estado e de governo com acomodações seguras e dentro do padrão esperado.
Sobre este ponto, o ministro da Casa Civil afirmou não ver nenhum tipo de empecilho, o ajuste deverá ser no calendário “para que não haja um hiato entre esta agenda e o evento em si”, considerou o ministro. Ele também destacou que o presidente Lula irá à cidade nos próximos dias e acompanhará a preparação, e que a presença de ministros de Estado em Belém será intensificada no decorrer dos próximos meses para que o planejamento e a execução sejam monitorados de perto.
Outra informação dada por Costa foi a decretação de férias escolares e home office por parte do município e do governo estadual. O ministro ainda relatou que o governo está atento à capacidade da rede hoteleira e que atua para que residências em condomínios de alto padrão sejam direcionadas para locação no período da COP.