Notícias
Novo PAC
Novo PAC participa de visita institucional a empreendimentos da FAB
O Governo Federal realizou, nos dias 24 e 25 de abril, visita institucional a projetos estratégicos da Força Aérea Brasileira (FAB). A comitiva foi composta por representantes da Casa Civil, do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Ministério da Fazenda, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Ministério da Defesa e representantes da Câmara e do Senado Federal. Durante o trajeto, as autoridades visitaram três destinos e conheceram projetos de aviação militar e controle de tráfego aéreo.
“Iniciamos a visita pela Fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), onde está sendo produzido a primeira aeronave da linha F-39 Gripen no Brasil, que faz parte do PAC e integra uma série de empreendimentos destinados ao desenvolvimento tecnológico da defesa”, afirmou Thalita Oliveira, Secretária Adjunta da Sepac na Casa Civil.
A encomenda dos caças Gripen faz parte da carteira de investimentos do Novo PAC. Pelo programa, 12 (doze) aviões estão previstos até 2026, sendo quatro já adquiridos desde 2023.A produção será agora intercalada entre o Brasil e a Suécia, com o objetivo de incentivar a transferência da tecnologia para o Brasil. O primeiro caça produzido em território nacional tem previsão de entrega no final de 2025.
A Embraer também é responsável pela produção das aeronaves KC-390 na fábrica de Gavião Peixoto. Em 2023, dois aviões foram entregues no Novo PAC e estão previstos mais 3 cargueiros até 2026.
De São Paulo, os representantes seguiram para o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta – II), em Curitiba. “O Cindacta é responsável pelo controle do tráfego aéreo, tanto militar, quanto civil, e de defesa aerospacial. Eles garantem a gestão e segurança do espaço aéreo, o que torna esse tipo de visita institucional extremamente relevante”, completou Oliveira.
Em seguida, a comitiva seguiu para a Base Aérea de Anápolis (GO), onde acompanhou os testes das aeronaves já recebidas pela Força Aérea Brasileira. Entre elas, o caça Gripen, que realizou uma simulação de interceptação do voo da comitiva entre Curitiba e Anápolis, demonstrando suas capacidades operacionais.
Além do Gripen, também está presente na base o avião multimissão KC-390, outra aeronave estratégica que integra o portfólio de investimentos do Novo PAC na área de defesa.
A visita institucional reforça o compromisso do Governo Federal com a modernização e o fortalecimento da indústria nacional de defesa, destacando a importância da valorização da tecnologia brasileira e da ampliação das capacidades operacionais da Força Aérea Brasileira, assegurando maior autonomia e segurança para o país.