Notícias
COP30
Casa Civil instala Subcomitê para a COP30 e aprova regimento interno em primeira reunião
Primeira tarefa do subcomitê será a criação de guia sobre a participação dos Ministérios na COP29, no Azerbaijão
A Casa Civil da Presidência da República instalou nessa quinta-feira (19) o subcomitê responsável por acompanhar a organização e participação do Governo Federal na 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), no âmbito do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM). A reunião foi conduzida pela Secretaria de Articulação e Monitoramento da Casa Civil (SAM). Os presentes ao encontro aprovaram o regimento interno do subcomitê e discutiram pautas relacionadas às edições da COP29 e da COP30.
Esse colegiado foi criado para discussão do objetivo da COP30, bem como para articular e harmonizar as ações do Governo Federal na agenda da Conferência que acontecerá no Brasil em 2025. A instalação do subcomitê marca um importante passo na preparação do Brasil para sediar a COP30, reforçando o compromisso do Governo Federal com a coordenação interministerial e a implementação das ações necessárias para garantir o sucesso do evento em Belém.
O secretário adjunto da SAM, Adriano Santhiago, enfatizou a importância do espaço para o Governo Federal. "Iniciaremos com a organização de um guia para participação dos Ministérios na COP29, que será realizada em novembro no Azerbaijão. A ideia é que nesse guia constem os pontos mais relevantes defendidos pelo Brasil na negociação, além de orientações para a atuação dos Ministérios na chamada Agenda de Ação, que tem ganhado importância, ao fortalecer e complementar as negociações formais da Conferência", detalhou.

- Secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia, apresentou status das obras em andamento na cidade de Belém
A secretária nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ana Toni, fez apresentação em que trouxe atualizações sobre os temas que estarão na mesa de negociação da COP29. Entre os tópicos discutidos estão a Nova Meta Coletiva Quantificada de Financiamento a ser provido pelos países desenvolvidos, o Mercado de Carbono, a Transição Justa e os Grupos de Trabalho sobre Mitigação e Adaptação. “Para nós, é fundamental que sejam finalizadas na COP 29 as negociações restantes sobre o Artigo 6 do Acordo de Paris, que envolvem mercado de carbono, tema muito importante para o Brasil", informou.
Toni também compartilhou as propostas recebidas para a programação do Pavilhão Brasil na COP29, que este ano reunirá eventos do governo, da sociedade civil, da academia e do setor privado.
Além da Casa Civil, que coordena o colegiado, participam do Subcomitê para a COP30 os Ministérios das Cidades; da Ciência, Tecnologia e Inovação; da Fazenda, do Meio Ambiente e Mudança do Clima; do Planejamento e Orçamento; e das Relações Exteriores. Outros Ministérios deverão ser convidados a participar dos próximos encontros, que serão realizados a cada dois meses, de acordo com as pautas em discussão.