Estrutura
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |

Conselho
O Conselho da OCDE é o órgão responsável pela tomada de decisões da Organização. Composto por embaixadores dos países membros e da Comissão Europeia, é presidido pelo Secretário-Geral e realiza reuniões regulares para discutir os trabalhos estratégicos da Organização, para compartilhar preocupações e deliberar de modo abrangente e consensual. Anualmente, o Conselho convoca a Reunião do Conselho Ministerial que reúne chefes de governo e ministros das relações exteriores dos países membros para monitorar e definir prioridades, discutir o contexto econômico-comercial global, além de debater questões orçamentárias ou relacionadas ao processo de acessão de novos membros.
Comitês
A OCDE trabalha por meio de mais de 300 comitês, grupos de especialistas e grupos de trabalho em quase todas as áreas de formulação de políticas públicas como educação, finanças, comércio, meio ambiente e desenvolvimento, por exemplo. Os comitês estabelecem contatos com especialistas dos diversos países para avaliar dados e políticas exitosas, analisar ações políticas entre os países membros e propor soluções. Os participantes dos comitês são provenientes de países membros ou parceiros e representam órgãos de Estado, universidades, empresas e sociedade civil. Cerca de quarenta mil pessoas participam destes encontros todos os anos. Algumas das discussões dos comitês podem evoluir para negociações estratégicas implicando na definição de regras globais comuns a serem seguidas por todos os países da OCDE.
Secretariado
O Secretariado coordena o trabalho da OCDE. É liderado pelo Secretário-Geral e composto por diretorias e divisões que trabalham em parceria com formuladores de políticas em cada país, fornecendo percepções e conhecimentos para ajudar a orientar a formulação de políticas com base em evidências e em estreita coordenação com os comitês. Os diretores respondem ao Secretário-Geral. Dentre os 3.300 funcionários do Secretariado há economistas, advogados, cientistas, analistas políticos, sociólogos, especialistas digitais, estatísticos e profissionais de comunicação. Além de sua sede em Paris-França, a OCDE também possui centros em Berlim, México, Tóquio e Washington, que fazem parte da equipe de comunicação e relações públicas da OCDE.
Para mais informações, clique aqui.





